13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

IDENTIFICANDO O BULLYING ATRAVÉS DO DESIGN

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design, Violência, Bullying

O projeto de pesquisa “O Significado da Violência e o Sentido da Não Violência” estuda a violência na sala de aula através da linguagem, agressividade e provocações, conhecidos como bullying. Dentro deste projeto é necessário elaborar cartazes, banners e apresentações, entre outras configurações visuais para atingir da melhor maneira o público objetivado, ou seja, os alunos e educadores envolvidos nesse processo. Assim, é possível orientar de maneira mais eficaz sobre as melhores atitudes ao previnir e enfrentar esse tipo de comportamento. É preciso fazer uma relação direta com o design, uma vez que é necessário conhecer este público para melhor informá-lo e comunicar rapidamente os objetivos do projeto. Este processo é feito elaborando-se questionários a serem aplicados na sala de aula, tanto para os educadores quanto para os educandos. Feito este levantamento, podemos traçar um perfil bem definido estabelecendo uma relação com a existência do bullying. Os questionários também auxiliam a conhecer o professor, identificar sua reação e sua maneira de controlar essa situação, e, neste caso, descobrir por que não há uma mudança no comportamento dos alunos. Neste caso, além de conhecer o aluno alvo do bullying e aquele que tem comportamento mais agressivo, também é necessário encontrar suas necessidades e suas preferências para assim melhor comunicar e informar com o material adequado. O material é elaborado de acordo com o perfil do aluno, com as suas preferências e com aquelas construções visuais que melhor o atingem. Para esta elaboração é fundamental considerar um estudo de cores relacionando público alvo e assunto abordado e um estudo de formas a serem aplicadas nos materiais. Este estudo se fundamenta nas principais teorias do design, como a Gestalt e a linguagem visual, além da de um elaborado estudo de cores e dos princípios do desenho. Com esta fundamentação, há uma idéia mais clara sobre a utilização mais adequada de texto e de imagem a serem trabalhados.

ISSN: 1807-5754