13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

O Stop Motion e as Tecnologias de Informação e Comunicação interagindo com portadoras de deficiência cognitiva: uma nova ferramenta auxiliando no processo de integração e criatividade.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: stop motion, tecnologias, comunicação

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) crescem a cada dia e novas formas de ver o mundo, ouvi-lo e percebe-lo são estruturadas.Vivemos numa realidade de transtornos constantes,de experiências onde a tecnologia nos convida a diário a fazer parte dela. Os portadores de deficiência intelectual fazem parte do grande grupo que não possui, por conta própria, acessibilidade a essa nova tecnologia.A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) vem atendendo a essas necessidades, tentando, com pouco apoio governamental, suprir as indigências dessas pessoas. Tendo como sede uma escola em Joinville (SC), fazem inúmeras atividades que contemplam o desenvolvimento lúdico de meninos e meninas, homens ou mulheres portadores de deficiência intelectual.No intuito de criar uma ponte entre o design e o portador de deficiência cognitiva é que está sendo aplicado este projeto com a finalidade de servir a comunidade e levar o Stop Motion, uma técnica de animação audiovisual, até eles como ferramenta lúdica para aprimorar a capacidade de criatividade e promover a integração destas pessoas com a sociedade de maneira que se possa fazer delas pessoas mais preparadas e independentes para as atividades diárias assim como no mercado laboral.No decorrer do projeto que está ainda em marcha cresceu a necessidade de incentivar aos alunos portadores de deficiência intelectual pois são pessoas com grandes necessidades de inclusão social e cabe a sociedade aprender a convivir com eles para que assim num futuro seja uma situação cotidiana e natural, tanto nos meios de ensino como no mercado de trabalho.Os estudantes do APAE que estão participando deste projeto são alunos dentre 16 anos e 23 anos que apresentam problemas cognitivos de grau leve e moderado, alguns deles apresentam problemas de fala,escrita e leitura,no entanto apresentam uma inclinação para as artes e trabalhos manuais com certa facilidade para recortar e criar colagens.A utilização da imagem neste projeto tem sido de suma importancia na estimulação visual,para criar a ponte entre o professor e o aluno.A técnica do Stop Motion está sendo explicada paso-a-paso para eles terem um melhor entendimento e familiarização com a câmera fotográfica,a apresentação de videos está sendo utilizada para estimular a capacidade de entendimento que vem se mostrado confusa e lenta, precissando do auxilio constante das professoras ,porem eles demonstram grande interesse e necessidade de comunicação,captando as mensagens apresentadas.No decorrer do projeto concretizaremos a técnica com a participação dos alunos estimulados pela imagem e pela grande vontade de superação demonstrada sempre.

Apoio / Parcerias: Apae

ISSN: 1807-5754