13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

Fundamentos para um estudo da cultura das empresa

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: empresa, cultura, memória

Esta pesquisa aborda a História das empresas metal-mecânica em Joinville e está vinculada ao projeto GEIDEP “A Gestão da Inovação e do Desenvolvimento de Produtos nas Indústrias Metal Mecânica de Joinville articulado à Inteligência Competitiva das Organizações” sob coordenação da professora Dra. Gelta Madalena Jonck Pedroso. Seu objetivo é construir um panorama sobre o conceito de inovação e suas aplicações, da gestão da inovação e do desenvolvimento de produtos nas indústrias metal-mecânica de Joinville articulado à inteligência competitiva. O projeto em questão tem como objetivo construir um panorama da cultura da inovação em indústrias do setor metal-mecânico de Joinville. O projeto está em andamento, e inicialmente identificou-se as variáveis da História Econômica presentes numa história das empresas tendo como base a conceituação de Cultura, Memória e História Econômica presentes . Inicialmente foi realizada a revisão de literatura em livros e artigos publicados sobre o setor. Na realização da pesquisa bibliográfica houve a identificação da cultura material e imaterial, dos fatores formadores da memória coletiva e a compreensão das situações geradoras de inovação. Entende-se que, da mesma forma que a cultura de um povo não é totalmente independente, a cultura de uma empresa sofre influências externas ao mesmo tempo em que se diferencia de outras culturas ao ser assimilada internamente pelos sujeitos do processo. A cultura da empresa não é homogênea, e se manifesta de diferentes formas nos diferentes grupos que constituem uma empresa. Essa cultura é influenciada por fatores externos e, ao mesmo tempo, sofre adaptações nos ambientes internos, determinando uma dependência mútua para a inovação de processos e produtos no âmbito das organizações. Para o entendimento da cultura de empresa não ocorrer de forma superficial é importante ir além do que está explicito, e mergulhar em suas estruturas simbólicas. Os símbolos são fundamentais para a formação de uma identidade própria para cada empresa, estando diretamente ligados na formação de uma memória coletiva. Os resultados obtidos nesse trabalho, contribuirão para o entendimento das situações geradoras da inovação, que podem acontecer por motivos econômicos, políticos e sociais e por necessidades de mudanças dentro das empresas. Aponta também as relações de poder e sua interferência na criação de cultura e identidade numa empresa.

ISSN: 1807-5754