13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

Desenvolvimento de material didático para o ensino de Design em crianças na fase do ensino fundamental

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: design, educação, ensino fundamental

O projeto apresenta o desenvolvimento de material didático para o de ensino de design para crianças do ensino fundamental. Pautado por atividades teóricas e práticas em que o aluno se depara com conceitos de estética, tecnologia, custo, funcionalidade, ergonomia, estilo que são elementos próprios do design. O método busca aplicar ferramentas e métodos multidisciplinares utilizados no design e contribuir com as atividades e disciplinas do currículo escolar estimulando a criatividade e o senso artístico nas crianças. O projeto sai ao encontro de uma tendência de desenvolver atividades com as crianças aproveitando a capacidade criativa infantil que faz parte do pensamento lateral muito valorizado na era conceitual. Como ponto de partida o projeto busca que a atividade de design seja realizada em sala de aula com o auxilio e apoio do professor, que se torne uma brincadeira que estimule o trabalho em equipe. Usam-se como referências projetos e pesquisas nacionais e internacionais que buscam inserir o design como disciplina no ensino fundamental, como meio para o desenvolvimento de um pensamento mais holístico. Para o desenvolvimento do método o projeto se apóia em quatro pilares que são: o desenvolvimento de um método de ensino, o desenvolvimento de objetos para o ensino e desenvolvimento da programação visual de material didático. Para alcançar cada um destes objetivos tem sido realizada a seguinte metodologia: pesquisa bibliográfica de projetos de ensino de design como de pedagogia infantil; uma pesquisa quantitativa através de entrevistas e questionários aplicados aos professores e alunos das 2a, 3a e 4a séries do colégio da Univille para determinar necessidades dos professores e definir em que disciplinas a aplicação seria mais eficiente; estabelecimento de requisitos básicos para a elaboração de elementos visuais a serem aplicados no material didático. O desenvolvimento do material visual está sendo realizado com a participação de alunos do curso de design do 1° e 2° ano que no primeiro semestre desenvolveram livros e jogos para o ensino de design, isto tem facilitado o andamento do projeto contribuindo com as atividades de ensino nas disciplinas e Metodologia de projeto, Historia da Tecnologia do Design e Introdução ao Design. Cabe salientar que, realizando o projeto percebeu-se que um método de ensino, baseado no design, é bem visto no projeto pedagógico da escola. Assim, ele pode ser aplicado como uma atividade multidisciplinar, ou em disciplinas específicas na aplicação de temas atuais como: meio ambiente, tecnologia, consumo, estimulando a reflexão e o entendimento.

ISSN: 1807-5754