13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

Uma investigação acerca da elaboração de material didático para o laboratório de ergonomia da univille.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Ergonomia, Design, Ensino

O presente trabalho intitulado 'Uma investigação acerca da elaboração de material didático para o laboratório de ergonomia da Univille' visa o aproveitamento dos resultados dos projetos (1) 'Material didático virtual fundamentado nos conceitos de design instrucional e nas concepções intersubjetivas do conhecimento' (MID), (2) ‘Uma investigação acerca das possibilidades metodológicas de elaboração de material impresso e virtual de apoio às atividades de Ensino a Distância no curso de Design da Univille’ (MIDTEC), (3) 'Uma investigação acerca de configuração de um laboratório de ergonomia para apoiar as disciplinas relacionadas à gestão do design e do desenvolvimento de produto nos cursos da univille' (ERGON) e (4) o PIBIC 'Uma investigação acerca do perfil dos estudantes do curso de design para apoiar a elaboração de material pedagógico virtual e impresso' da aluna do curso de design Heloísa Minatti relacionando a eles conceitos agregados ao design e à ergonomia para a criação de material didático de apoio para o laboratório de ergonomia da Univille. O projeto encontra sua principais justificativas em (1) o aprimoramento do espaço físico, intitulado laboratório de ergonomia, pertencente ao curso de Design da Univille, (2) o enriquecimento curricular do aluno de design criando assim profissionais capacitados e (3) a procura pela constante evolução das práticas pedagógicas curso de Design da Univille. A partir destes objetivos os métodos escolhidos para o desenvolvimento dos mesmos foram (1) análise e revisão dos projetos–base, (2) entrevistas com os autores destes projetos, (3) levantamento de requisitos básicos para o desenvolvimento deste PIBIC e (4) busca e conexão entre estes requisitos e conceitos relacionados a design e ergonomia. Com o decorrer do projeto tornou-se possível o desenvolvimento de (1) fichas tipográficas, (2) cartazes com medidas antropométricas, (3) cartazes com conceitos relacionados a design e à ergonomia, (4) fichas com conceitos de ergonomia visual, (5) material de apoio virtual para sala de aula e, (6) o material escrito de suporte ao projeto.

ISSN: 1807-5754