5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

Estudo dos recursos florais das abelhas nativas ocorrentes em área de Floresta de Transição Ombrófila Densa para Mista em Joinville, SC

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Apoidea, polinização, Mata Atlântica

A manutenção da diversidade das florestas depende principalmente das abelhas que desempenham papel importante pois são responsáveis pela polinização da maioria das espécies vegetais. O objetivo deste estudo foi conhecer a interação planta-polinizador (abelha), verificando quais são os recursos florais explorados pelas espécies de abelhas nativas, numa área de estudo que se insere em região de transição entre Floresta Ombrofila Densa e Floresta Ombrofila Mista, na região oeste de Joinville, SC. Foram realizadas coletas mensalmente de janeiro a dezembro de 2008, quando um transsecto foi percorrido e as plantas floridas foram observadas, procurando-se por abelhas que nelas estivessem forrageando. As abelhas foram amostradas assim como as plantas e foram subsequentemente preparadas para identificação. Foram observadas 66 espécies de plantas e 87 espécies de abelhas, que totalizaram 512 indivíduos. As plantas da família Asteraceae compuseram 40 % do total de plantas amostradas, seguidas por Melastomataceae, Solanceae e Verbenaceae. Foram observados padrões temporais de florescimento e de forrageamento. A família Apidae representou 75% da riqueza e 80% da abundância, seguida por Andrenidae e Megachilidae em riqueza e Halictidae em abundância.

A construção da teia de relações abelhas-plantas revelou um padrão de rede de interações mutualísticas, que sugere a interdependência entre as espécies, um aspecto fundamental da estruturação da biodiversidade. Foi notado que a riqueza e a abundância de plantas visitadas foram influenciadas pelas baixas temperaturas de inverno.

ISSN: 1808-1665