5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

INTERDISCIPLINARIDADE: DA TEORIA Á PRÁTICA

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ensino, Planejamento

O Curso de Graduação em Odontologia tem como perfil do formando egresso/profissional o Cirurgião Dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Tendo como base esta proposta foram criadas as Atividades Interdisciplinares como uma proposta Integradora Curricular. O desenvolvimento e as articulações desta nova proposta de Integração Interdisciplinar tiveram como principal objetivo orientar e propiciar mecanismos capazes de conferir um grau de flexibilidade que permita, preservando a articulação da estrutura curricular do curso, ao estudante desenvolver e/ou trabalhar vocações, interesses e potenciais individuais. Este desenvolvimento de vocações deverão se adequar aos critérios e metodologias propostos na dinâmica curricular do próprio curso e propiciar aos alunos a vivência da atenção integral à saúde bucal através do aprimoramento do diagnóstico e adequação do meio bucal de todos os pacientes encaminhados para tratamento no curso de Odontologia da Univille. A operacionalização se deu com os alunos atendendo em trios, mesclando alunos do terceiro, quarto e quinto ano. A troca de experiências, o aprendizado e a reciclagem dos conhecimentos foi o principal objetivo deste atendimento com alunos de vários períodos atuando juntos. Um aluno do terceiro ano formou dupla com um aluno do quarto ano. O aluno do quinto ano teve o papel de coordenar uma ou mais duplas exercendo a liderança da equipe e sendo o canal de ligação entre os professores orientadores e os demais alunos. Os professores orientadores coordenaram esta Atividade Interdisciplinar atuando de forma participativa, principalmente na orientação do diagnóstico e planejamento dos pacientes atendidos. O trabalho em equipe possibilitou a troca de experiências entre os alunos bem como despertou o espírito de liderança para a condução e realização do diagnóstico e plano de tratamento. Esta prática Interdisciplinar contribuiu para a formação integral do aluno e para prática de sua cidadania. Humanizou a porta de entrada de todos os pacientes encaminhados para atendimento na UNIVILLE e contribuiu para uma visão da integralidade da saúde do ser humano, e também o entendimento e a visão deste mesmo ser humano integrado a uma sociedade e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da mesma.

ISSN: 1808-1665