5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

Atividades Aquáticas e o Ambiente Escolar

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: atividades aquáticas , aproximação, ambiente escolar

O curso de Educação Física atualmente forma para duas habilitações: licenciatura e bacharelado. Para habilitação licenciatura tem-se como principal objetivo a formação de professores para atuar na Educação Básica. Nesta grade curricular está incluída a disciplina de Metodologia do Ensino das Atividades Aquáticas que inicialmente gera certa dúvida: por que incluir atividades aquáticas na formação do professor se na maioria das escolas não existe espaço apropriado para tal prática? Buscando responder essa questão e apresentar uma proposta de aproximação das atividades aquáticas do ambiente escolar, pensou-se em uma atividade de ensino que pudesse representar tal objetivo. Os acadêmicos(as) foram orientados a desenvolver em forma de investigação teórica um trabalho com diferentes temas relacionados aos esportes aquáticos. Inicialmente os resultados da investigação foram apresentados para os próprios colegas, no formato oral ou pôster e na seqüência foram levados ao ambiente escolar, na forma de proposta para o professor de Educação Física. Aceita a idéia agendou-se a data da apresentação em turma de Ensino fundamental segundo ciclo – 5ª a 8ª série. No dia da apresentação o professor recebeu um formulário para avaliação que voltou carimbado e assinado como comprovante da atividade. Esse instrumento indicou que os professores aceitaram muito bem a idéia, tanto quanto os escolares. Eles relataram que os alunos se interessaram muito pelos temas apresentados, interagiram relatando experiências e perguntando bastante. Disseram que os acadêmicos estavam preparados para apresentação, dominavam o assunto, embora alguns estivessem nervosos na hora da apresentação. Os acadêmicos disseram ser uma experiência muito importante, especialmente porque foi um dos primeiro momentos de contato com a realidade escolar. Sugestões também foram indicadas, como apresentar em mais de uma turma, apresentar todos os temas em uma escola e organizar um roteiro de escolas para apresentações dos temas no horário do recreio. Acredita-se que com essa ação os escolares tiveram a possibilidade de se informar e entender o sentido da modalidade, bem como, foi uma instigação para mais instituições se preocuparem com o ensino do nadar, que é uma das garantias de sobrevivência nos espaços aquáticos. Quanto aos acadêmicos em formação foi uma experiência que, espera-se, seja um estímulo que possa ser aperfeiçoado e continuado de maneira que cada vez mais pessoas tenham contato com essas modalidades, seja através da participação em atividades práticas, seja com informações que contribuirão para uma melhor leitura e apreciação do contexto.

ISSN: 1808-1665