5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

Jogos ambientais: buscando a valorização da água - a valorização da vida

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Jogos Ambientais, Água e Vida, Educação Ambiental

O Projeto “Jogos Ambientais: buscando a valorização da água - a valorização da vida” inseriu−se no campo efetivo da história ambiental, do patrimônio cultural, da educação ambiental e da gestão ambiental comunitária. Possibilitou a inserção do estudo no campo das políticas públicas. Especificamente, enfatizou a importância da água ao enfocar, nas ações aplicadas, a questão do uso (e reuso das águas), considerando-se que um dos locus de execução do estudo foi uma área de Bacia Hidrográfica realçando-se, ali, o modus vivendi e operandi das populações que nela habitam. Essa relação homem, meio ambiente e sociedade interpenetra-se na dimensão da Educação Ambiental. Uma metodologia que favorece essa aprendizagem, no caso, envolve jogos interativos, educativos, mostrando a problemática ambiental para sensibilizar e conscientizar as crianças e, por extensão, a sociedade. Embasado no objetivo geral do projeto “promover um estudo comparado entre duas realidades distintas (Distrito de Pirabeiraba e Bairro Floresta) com vistas à criação e aplicação de jogos ambientais para o desenvolvimento do estimulo à conscientização ambiental em crianças, jovens e também em adultos - nas escolas e em situações informais, especificamente em relação à valorização das águas”, o estudo centrou-se nos alunos das 4ªs e 5ªs séries da Escola de Educação Básica “Olavo Bilac”, do Distrito de Pirabeiraba e nos alunos das 4ª e 5ª séries da Escola de Educação Básica “Professor Rudolfo Meyer”, localizada no bairro Floresta, ambas em Joinville/SC. Para tanto, utilizou-se da pesquisa qualitativa. Temas ambientais foram selecionados e, a partir desses, procedeu-se a elaboração de textos que foram utilizados em sala de aula antes e depois da aplicação dos jogos. Para melhor acompanhar as crianças, realizou-se, de início, um levantamento do perfil das crianças com a finalidade de captar a percepção do conhecimento infantil quanto à temática ambiental. Elaboraram-se, então (para aplicação), três jogos: o “Jogo do Tabuleiro” com explanação de vários temas, como: “relação homem-natureza e o cuidado com a água”; “Jogo da Memória”, com o tema “animais em extinção da Mata Atlântica”; e o “Jogo do Quebra-Cabeça”, com o tema “Mata Atlântica e toda a sua riqueza”. Após, essa etapa, trabalhou-se com os textos numa segunda vez, para a confirmação do entendimento e percepção das crianças quanto a temática estudada. Reconhece-se que a aplicação dos jogos estimulou a percepção das crianças na interação de seu cotidiano com o meio ambiente, aém, ainda, de mostrar-lhes o lado social e de bem-estar pessoal ao preservar-se a natureza.

Apoio / Parcerias: FAPESC PIBIC/CNPq/Univille

ISSN: 1808-1665