5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

UMA EDUCAÇÃO PELA INFÂNCIA

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Currículo-mapa, Criança, Infância

A pesquisa “Uma educação pela infância”, centrou-se na reflexão curricular para a primeira infância, especificamente para o Primeiro Ano, uma vez que no Brasil, recentemente houve a ampliação para nove anos no Ensino Fundamental. Portanto, a pesquisa teve como objetivo analisar as imagens do pensamento educacional dos Documentos referentes às Propostas Curriculares das Redes Públicas do município de Joinville, SC, a fim de compreender como estão sendo construídos os currículos, quais as concepções nele postas e quais as implicações na prática. A partir dos dados coletados e da análise, pudemos traçar nossos estudos, no sentido da reflexão crítica, nos inserindo, enquanto universidade, num trabalho compartilhado com as Secretarias de Educação e Instituições de Ensino nos processos de construção de uma Proposta Curricular com foco integrado. Esse estudo implicou num pensamento do currículo de forma não dogmática, ou com uma imagem que não segregue nenhuma ilusão de transcendência. Nesse sentido, as linguagens em nossa pesquisa contribuíram para a reinvenção de uma educação que compreende as infâncias nas mais diversas formas de expressão, saberes e conhecimento. A Proposta Curricular que construímos e na qual culminou no livro “Uma educação pela infância:diálogo com o currículo do 1° ano do ensino fundamental”, teve em suas bases o lúdico, a imaginação, a percepção e a criação nos processos de aprendizagem. Estamos a falar de um currículo-mapa, numa vertente rizomática em que as linguagens compõem o universo do currículo, da experiência e da infância. A construção da Proposta Curricular buscou conexões entre os aspectos cognitivos e sensíveis; entre os conhecimentos, ditos intelectuais com as práticas cotidianas; entre o desejo e a realização de ser e conhecer; de transformar e transformar-se. Para, além disso, busca articular a experiência estética, histórica e cultural das crianças, com as varias linguagens, expressões e processos comunicacionais, que fazem parte do entorno. A inventividade e a produção de sentidos foram marcas registradas no campo dessa Proposta, importante nos processos de desenvolvimento da personalidade e na construção humana. Para que essas idéias sejam de fato em práticas, é necessário que se estabeleça um currículo que favoreça o surgimento de problemas que surpreendam, causando perplexidade. Que favoreça o encontro com o pensar e criar situações e que aproximem a experiência educativa com a infância. A Proposta poderá contribuir no sentido de propiciar um diálogo crítico e sensível com as narrativas curriculares, as experiências e os saberes e da infância.

Apoio / Parcerias: Fapesc

ISSN: 1808-1665