5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

Projeto de apoio linguístico ao ingressante

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: competência , linguística, aprendizagem

É sabido que os alunos ingressantes nas Instituições de Ensino Superior não chegam às Universidades com as competências/saberes para entender/compreender/apreender os discursos que transitam na Academia. Dessa forma, cabe às Universidades criarem mecanismos que possam diminuir o fosso existente entre as exigências do Ensino Superior e a bagagem lingüística trazida pelo aluno. Dessa forma, este projeto busca oportunizar aos alunos possibilidade de desenvolver habilidades e estratégia para a produção/reprodução dos textos com que vai lidar em sua vida acadêmica. Assim, é propósito do curso ajudar o educando a desenvolver habilidades lingüístico/textual/discursivas que lhe permitam expressar-se com clareza e correção, aprendendo a mobilizar os recursos que a língua disponibiliza para obter os efeitos de sentido desejados. É sabido, também, que o domínio da língua culta é algo adquirido, daí a necessidade de proporcionar aos alunos o contato com textos que possam ajudá-lo a desenvolver a competência lingüística necessária, tanto para apreender/produzir conhecimentos, bem como para expressá-lo e, também, ser avaliado em seus conhecimentos. Em razão disso, durante o curso, os alunos são expostos aos mais variados tipos de textos, desde poesias, trechos de livros, como letra de música, vídeos e filmes. São privilegiados os textos de grandes poetas brasileiros e portugueses, como Vinícius de Morais, Fernando Pessoa e outros de igual quilate. Na música, damos preferência a autores de música popular brasileira, utilizando autores em cujas letras se perceba o domínio da língua culta, como é o caso de Chico Buarque Hollanda, Milton Nascimento e outros. As aulas são dadas aos sábados, e, ao final do curso, os alunos que possuem um mínimo de 75% de freqüência recebem um certificado, que poderá, dentre outras possibilidades, ser utilizado como horas complementares para o curso que freqüenta. O projeto/programa foi além dos resultados esperados. Nem todos os acadêmicos inscritos concluíram o curso, no entanto, mesmo com eles o resultado foi excelente. Além de despertar o interesse pelo estudo da língua, praticar análise semântica dos textos estudados houve grande desenvolvimento da oralidade. Mas a maior vitória alcançada foi não apenas despertar o gosto pela leitura, como, em alguns casos, criar o hábito de ler. Depoimentos de professores dão conta de que os alunos que passam pelo programa apresentam certo diferencial em seu desempenho acadêmico.

.

ISSN: 1808-1665