5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

Ressignificando Práticas Pedagógicas no Contexto da Escola Pública: o saber e o fazer dos professores das séries iniciais

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Professores, Práticas Pedagógicas, Letramento

A pesquisa que aqui se apresenta, de cunho etnográfico, foi desenvolvida ao longo de 2008, na cidade de Joinville – SC. Teve como principal objetivo contribuir para as reflexões acerca da efetividade da formação continuada de professores. Com base em uma capacitação oferecida aos professores dos 1º s e 2º s anos do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino, na qual foram discutidas questões relacionadas às práticas de letramento, alfabetização e o trabalho envolvendo gêneros discursivos, pretendeu-se verificar o quanto tais discussões contribuiriam para a ressignificação de suas práticas pedagógicas. Entrevistas, depoimentos e observações diretas nas salas de aulas dos professores envolvidos constituíram o conjunto de dados, que possibilitaram a análise da efetividade pretendida no curso de formação continuada, especialmente no que se refere ao trabalho com a linguagem na perspectiva dos gêneros do discurso. Foram envolvidos 20 professores, atuantes em escolas de diferentes bairros, algumas atendendo crianças provenientes de famílias carentes. Apontam-se três posturas distintas: uma diz respeito aos professores que, além de compreenderem a importância das propostas, conseguem, de uma forma ou outra, incorporá-las ao seu fazer pedagógico, mediante trabalhos envolvendo diferentes gêneros. Outra postura indica que há a compreensão, mas elas não são incorporadas ao fazer pedagógico. Tais professores participam ativamente das discussões durante a capacitação mas, no seu dia-a-dia, optam por permanecer no modelo já conhecido, com o trabalho envolvendo gêneros típicos do espaço escolar. Um terceiro grupo representa os professores que demonstraram total desinteresse pelas propostas, explicitado pela não participação nas discussões, pelo não registro e pela preocupação única com a certificação. Suas aulas refletem a total ausência de atividades inovadoras. Principais autores: SIGNORINI (2006), MOITA LOPES (2000), MORAES (2006), PCNs (1998).

Apoio / Parcerias: Gerência de Ensino da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina

ISSN: 1808-1665