5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

As expectativas em ações de formação continuada de professores das séries iniciais

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Professores, Expectativas, Formação continuada

Serão apresentadas reflexões acerca das expectativas que orbitam uma atividade de formação continuada de professores das séries iniciais (1º e 2ºs anos), tanto aquelas oriundas dos participantes, como aquelas que, de alguma forma, orientam a ação dos proponentes. São reflexões que se abrigam sob o projeto de extensão intitulado Ensino Fundamental de 9 anos: formação continuada para professores das séries iniciais na perspectiva das culturas infantis e do letramento, cujo objetivo é o de contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita através de reflexões sobre as ressignificações possíveis nas práticas pedagógicas dos professores de séries iniciais do Ensino Fundamental, a partir de sua participação em atividades de formação continuada. O material que serviu de base para as reflexões que aqui se fazem foi produzido por 20 professores da rede pública de ensino da cidade de Joinville – SC, no primeiro dia de um curso de formação continuada com duração de 60 horas. Percebeu-se que os problemas do dia-a-dia ofuscam as expectativas iniciais dos participantes, ávidos por soluções não cabíveis aos proponentes do curso. Neste sentido, também as expectativas destes acabam sendo frustradas. Servem como referencial teórico: Castro e Romero (2006), Gatinho (In Signorini, 2006) e Moraes (In Signorini, 2006).

Apoio / Parcerias: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional / Gerência da Educação

ISSN: 1808-1665