5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

A Linguagem do Cinema

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: ensino, cinema, linguagem

O projeto Site de Apoio Didático, Para Professores, Para Utilização de Filmes em Sala de Aula, conhecido como Cineducação, surgiu a partir das aulas de uma disciplina eletiva, Literatura e Cinema, ofertada no curso de Letras. Seu propósito básico era disponibilizar um website com subsídios didáticos acerca da utilização de filmes em sala de aula, de modo didaticamente adequado. No seu sexto ano de vida o projeto já foi muito além da previsão inicial e teve desdobramentos bastante satisfatórios. Tem realizado parcerias com projetos como Maturr(a)idade na Univille, Salve o Cinema e mostras de filmes (Anima Mundi, Festival do Minuto, Curtas Franceses) com o SESC. Além de dezenas de capacitações, oficinas e participações em eventos diversos, em âmbito local, regional estadual e nacional. O projeto também gerou quatro livros: Cineducação: usando o cinema na sala de aula (Casamarca, 2005), Cineducação 2: usando o cinema na sala de aula (Univille, 2006), Cineducação em quadrinhos (Univille, 2006) e Nas Entrelinhas do cinema (Univille, 2008). Os livros publicados já tiveram cerca de cinco mil exemplares distribuídos, para público específico e também para as 278 bibliotecas de instituições com as quais a Biblioteca da Univille mantém convênio de permuta de material. A última publicação, Nas Entrelinhas do Cinema, objetivou um foco diferenciado no trabalho desenvolvido, pois trata-se de um guia para a leitura de obras audiovisuais bem como algumas linhas possíveis de trabalhos práticos sobre o assunto. Atualmente o projeto busca difundir sua produção, sugerindo filmes que possibilitem a veiculação de diferentes conteúdos didáticos possíveis de serem explorados em sala de aula, bem como de metodologias de trabalho que possam ser utilizadas em diferentes disciplinas, das mais diversas áreas de conhecimento sem uma prioridade quanto a disciplinas/cursos específicos, buscando não apenas sua integração como uma possibilidade de inter-relação entre as diversas áreas de conhecimento. Sugere obras apresentando sua ficha técnica, sinopse e recomendação de possíveis linhas de trabalho. Ao buscar trabalhar também com a linguagem do cinema pretende-se provocar o professor no sentido de que procure inovar a sala de aula, utilizando o vídeo como auxílio e reforço para os conteúdos estudados e torne o processo de aprendizagem mais prazeroso. O endereço do projeto é: http://www.modro.com.br/cinema.

ISSN: 1808-1665