5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

A LEITURA E A PRODUÇÃO DE GÊNEROS ACADÊMICOS NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE DIREITO NA UNIVILLE CAMPUS SÃO BENTO SOB A ÓTICA DOS ESTUDANTES, PROFESSORES E MATERIAIS INSTITUCIONAIS

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: generos , universidade , leitura/produção

O projeto de pesquisa Gêneros acadêmicos e a formação do professor para a orientação da leitura e produção pelos universitários desenvolvido em 2008 na UNIVILLE campus São Bento do Sul levantou dados acerca da leitura e produção de textos acadêmicos pelos estudantes dos cursos de Administração e de Direito e da orientação dada pelos professores dos cursos para essas atividades nas suas disciplinas. O foco da pesquisa foram os gêneros da esfera acadêmica, entendidos como os textos que circulam na universidade. O projeto foi desenvolvido nas seguintes etapas: a) pesquisa bibliográfica a respeito dos temas gêneros, gêneros acadêmicos e/ ou na universidade; b) análise dos materiais institucionais de orientação para a produção acadêmica: Guia de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos (2007; 2009) e Guia de Elaboração de Projetos de Pesquisa (2008); c)) aplicação de questionário junto aos estudantes dos cursos já referidos, com o intuito de identificar a compreensão dos gêneros acadêmicos pelos estudantes, a abordagem dos gêneros acadêmicos em sala de aula e nas diversas disciplinas; d)) entrevista estruturada com os professores de Administração e Direito, para analisar de que concepções se valem para orientarem a leitura e produção de gêneros nas suas disciplinas. Os resultados da pesquisa apontam uma compreensão restrita por parte de alunos e professores sobre os principais gêneros acadêmicos que circulam no ambiente universitário. Essa falta de domínio dos gêneros acadêmicos, segundo os estudantes, repercute negativamente no desempenho acadêmico, limitando as oportunidades de relacionamento produtivo com o conhecimento. A pesquisa de 2008 mostrou que os materiais institucionais também apresentam abordagem restritiva dos gêneros acadêmicos, já que se limitam a condicionar padrões de produção dos trabalhos acadêmicos e não a instrumentalizar os estudantes para o sentido dessa produção. Portanto, concluiu-se que esses materiais necessitam ser redimensionados e complementados.

ISSN: 1808-1665