5º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 18/05/2009 à 22/05/2009

Argumentação e Redação: uma proposta pedagógica participativa

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: expressão verbal, interdisciplinaridade, cidadania

Desenvolvendo atividades interdisciplinares, o projeto estabeleceu como objetivo geral aprimorar a habilidade de expressão de adolescentes dos 1os e 2 os anos do Ensino Médio Vespertino da EEM Deputado Nagib Zattar, Jardim Paraíso em Joinville/SC, para ampliar as suas possibilidades de ação cidadã por meio de uma proposta pedagógica participativa. Para isso, foram estabelecidos como objetivos específicos: verificar os progressos na leitura crítica e escrita de textos para reconhecer o que ainda falta para uma participação social mais elaborada; continuar o reconhecimento da realidade social na qual se está inserido para poder transformá-la por meio da ação cidadã; provocar novas situações de debate que contribuam para apontar soluções às próprias limitações linguísticas; aumentar a autoestima e desenvolver as próprias potencialidades, favorecendo a futura inserção no mercado de trabalho. O projeto Argumentação e Redação é aplicado nas aulas de Geografia cujos conteúdos são desenvolvidos levando em consideração que conhecer mais sobre si e sobre a realidade circundante é um exercício de observação e verificação das possibilidades existentes. Estudar Geografia e Língua Portuguesa, conhecer o mundo e as possibilidades de expressão da linguagem são exercícios necessários tanto para a compreensão como para a expressão. Ouvir, falar, ler, e escrever fazem parte da vida estudantil e são ações mais prazerosas e produtivas porque intermediadas com planejamento. O envolvimento dos acadêmicos elaborando e aplicando atividades aproxima-os da realidade escolar e possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o exercício da docência. Como se trata de atividade interdisciplinar com Geografia, requer pesquisa e compreensão dos conteúdos de modo que haja pertinência nas atividades propostas. O envolvimento dos alunos do Ensino Médio proporciona o desenvolvimento de uma participação mais efetiva, estabelecendo relações, questionando, buscando informações. Os benefícios para a comunidade não são perceptíveis a curto prazo, mas sabemos que educação e informação são imprescindíveis na construção do ser humano e acreditamos que a oportunidade que lhes é dada não tem como ser medida, mas afeta positivamente as suas vidas.

Apoio / Parcerias: Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar

ISSN: 1808-1665