14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

Levantamento de lideranças escolares e comunitárias associadas a ações de educação ambiental nas áreas urbanizadas da Bacia do Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) e do Rio Piraí (Bairro Vila Nova), em Joinville – SC

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Ambiental, processos ambientais coletivos e sociais, lideranças comunitárias

O estudo refere-se ao Projeto de Pesquisa “Levantamento de lideranças escolares e comunitárias associadas a ações de educação ambiental nas áreas urbanizadas da Bacia do Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) e do Rio Piraí (Bairro Vila Nova), em Joinville – SC”. É uma etapa do Projeto ESENSI - “Educação e sensibilização: representações do patrimônio histórico, sócio – cultural e ambiental para as políticas sociais”, ao qual está vinculado. Nesta etapa, busca-se reconhecer as ações comunitárias na área ambiental dos Bairros onde a pesquisa está sendo aplicada, para identificar suas lideranças escolares e comunitárias. Com essas informações, visa-se a elaboração de um banco de dados promovendo as etapas futuras do projeto. O estudo possibilitará análises das ações de mobilização social em torno da questão sócio – ambiental, voltadas para a compreensão dos processos coletivos e sociais. O objetivo geral é “Identificar os Atores Sociais das comunidades em estudo, tais como vereadores, lideranças comunitárias, diretores de escolas, lideres estudantis, comerciantes, religiosos dentre outros, que possam ser associados a ações de caráter ambientalista nas regiões em estudo”. Em termos de metodologia, cumpre atividades como: Organização e revisão de estudos sobre as áreas em estudo já disponíveis; buscar novas referências bibliográficas, de mapeamento e geoprocessamento das áreas; delimitar as regiões em estudo definindo aquelas urbanizadas; destaque geográfico das instituições sociais de referência; cadastramento e caracterização de ações de educação ambiental em andamento, das unidades escolares, das lideranças comunitárias com efetivo engajamento sócio – histórico ambiental nas comunidades em estudo; preparação de roteiros de questões para a aplicação de entrevistas; socialização dos resultados da pesquisa através de seminário acadêmico e elaboração de um artigo científico. Como a presente pesquisa constitui-se na etapa diagnóstica do projeto ao qual está vinculada, com a aplicação, espera-se: a sistematização do banco de dados das áreas em estudo, com as necessárias delimitações sócio – geográficas; a caracterização das principais atividades de cunho ambientalista realizadas nas comunidades em estudo, dos seus atores sociais e de suas principais lideranças (escolares e comunitárias). Com isto, espera-se que em uma etapa futura seja possível subsidiar as ações pedagógicas e ambientais previstas no Projeto ESENSI e a serem aplicadas.

ISSN: 1807-5754