14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

As Tendências de Pesquisa sobre a Formação de Professores na ANPED

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Tendências, Formação Inicial, ANPED

O presente trabalho tem como objeto de estudo o tema formação de professores, e o abordará no âmbito da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, que é considerada um fórum de debates científicos e políticos de referência na área educacional, dentro e fora do país. Tal estudo é de extrema relevância, pois busca, mediante a análise dos trabalhos apresentados na ANPED, identificar aqueles que tenham como foco a formação de professores. O objetivo geral do referido projeto é identificar e analisar as tendências na formação inicial de professores na ANPED nos últimos três anos. Por tal razão, foi feito, primeiramente, um mapeamento dos trabalhos na intenção de verificar quais se referiam à formação inicial e quais se referiam à formação continuada. Foram analisados, para tanto, todos os grupos de trabalho (GT´s) das reuniões da ANPED dos últimos três anos (2006, 2007 e 2008), ou seja, foi um estudo documental, com base nos CD´s da ANPED e nos documentos neles constantes. Com tal rastreamento/mapeamento é possível saber quais são, efetivamente, as tendências, os assuntos que estão sendo mais trabalhados na área da educação no que diz respeito à formação inicial do professor. Vale ressaltar que a presente pesquisa ainda está em andamento, pois se trata de um trabalho que faz parte do grupo de pesquisa “a influência do trabalho do professor formador na constituição da profissionalidade docente dos egressos dos cursos de licenciatura (PROFIS)”, grupo esse incluso no Programa Institucional de Pesquisa em Educação da UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville).

ISSN: 1807-5754