14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

A PROFISSIONALIDADE DOCENTE E AS RACIONALIDADES PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Profissionalidade docente, racionalidade pedagógica, Licenciatura

O objetivo deste estudo é verificar como as racionalidades pedagógicas orientam a atividade do professor formador nos cursos de Licenciaturas, procurando estabelecer relações entre essas racionalidades e a constituição da profissionalidade docente. As racionalidades pedagógicas que basicamente permeiam a educação e são mais discutidas na literatura estão sintetizadas em: a racionalidade técnico-instrumental, a prático-reflexiva e a crítico-emancipatória, Contudo, cumpre destacar que as racionalidades pedagógicas foram discutidas por diferentes autores e assumem diferentes terminologias que foram ao longo da história observadas em diferentes contextos no âmbito da atividade docente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se insere no projeto “A Influência do Trabalho do Professor Formador na Constituição da Profissionalidade Docente dos Egressos dos Cursos de Licenciatura”, vinculado ao Programa Institucional de Pesquisa em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Como referencial teórico deste estudo destaca-se Carvalho (2007), Marques (2003) e Morgado (2005), Sacristán (1995), entre outros. O estudo realizado, revela que apesar das inúmeras discussões em torno das diferentes racionalidades pedagógicas na atividade docente, essa ainda se encontra ligada basicamente a um ensino técnico instrumental, com algumas ações isoladas focadas na racionalidade prático-reflexiva e crítico-emancipatória.

ISSN: 1807-5754