14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

Projeto Curricular para as Artes Visuais no Ensino Básico: espaço de construção de identidades e autonomia.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Mediação cultural, Formação, Museus

A pesquisa “Projeto Curricular para as Artes Visuais no Ensino Básico: espaço de construção de identidades e autonomia” tem como uma de suas propostas a ação de formação continuada desenvolvida com estagiários e educadores de museus (Museu de Arte de Joinville - MAJ; Museu Casa Fritz Alt; Galeria Victor Kursancew) e professores de Arte da Rede Pública Estadual. Esta formação ocorreu no MAJ nos meses de junho e agosto, totalizando três encontros de 21 horas e priorizou aspectos referentes aos processos de aprendizagem e conceitos em mediação cultural, bem como questões relacionadas as possibilidades de ações e articulação entre museu e escola. A educação não-formal em espaços museológicos é de grande importância e necessária para a formação do conhecimento em arte, consciência de cidadania e pertencimento, preenchendo uma lacuna entre comunidade, educação e museu. A construção de uma proposta de mediação cultural que priorize aspectos referentes ao conhecimento cognitivo e sensível do público com a obra/objeto de arte exposta é imprescindível para que essas instituições cumpram sua função educativa. A ação de formação foi realizada a partir de sete obras de arte do acervo do MAJ com vivências, leitura e proposta de material didático com enfoque lúdico, articulando educação e patrimônio cultural. A proposta de leitura crítica em museu foi balizada nas cinco categorias fundamentadas em Ott (1997): descrição (observação da obra), análise (leitura dos elementos formais), interpretação (resignificação a partir da percepção e interação com a obra), fundamentação (conhecimento do campo da História da Arte e do contexto) e revelação (ato de expressão artística e/ou produção). A formação teve como resultado, a partir de considerações dos participantes ações de mediação cultural que devem ser realizadas antes, durante e depois das visitações. Para isso propôs-se a qualificação de equipes de mediação nos espaços da escola e dos museus; a consideração do contexto sócio/cultural dos alunos; a elaboração de materiais didáticos e lúdicos relativos aos objetos/obras expostas para públicos de diferentes faixas etárias e contextos. Além destas considerações é fundamental se levar em conta o respeito à diversidade, para garantir a verdadeira função destes espaços.

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ISSN: 1807-5754