14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

Os sentidos e significados atribuídos ao processo de inclusão por professores de uma escola regular do município de Joinville

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Inclusão escolar, sentidos, significados

O presente estudo tem por objetivo uma investigação sobre os sentidos e significados produzidos pelos professores de uma escola do município de Joinville que atendem alunos com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental. A educação inclusiva se perfaz pela necessidade de se estruturar nas escolas, modelos educacionais que correspondam à diversidade de modo que as escolas consigam adequar-se a todas as crianças independentemente das condições físicas ou mentais, sociais ou étnicas que estas venham a apresentar. Este estudo está vinculado ao projeto PRIENE – “Inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais na escola básica: (re)pensando a ação do professor e o papel da família nas práticas inclusivas”. A metodologia alicerçada por ditames qualitativos constituiu-se por pesquisa bibliográfica e entrevistas de perguntas abertas realizadas com cinco professores com o intuito de pesquisar, analisar e refletir sobre a temática da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. A análise, ainda em andamento, aponta para a dificuldade dos professores em orientar suas práticas pedagógicas de modo que estas promovam desenvolvimento nos alunos. Paralelamente, identifica-se um desejo, presente na fala dos professores, de oferecer uma educação com qualidade e adequada à realidade e as características destes alunos.

ISSN: 1807-5754