14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

Ações colaborativas: contribuições para uma prática pedagógica voltada para o letramento.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: professores, letramento, gêneros discursivos

O projeto de pesquisa intitulado Ações Colaborativas: Contribuições para uma prática pedagógica voltada para o letramento busca a compressão por meio de um trabalho em conjunto de professora pesquisadora Rosana Mara Koerner, Dr.(a), aluna bolsista Luciana da Motta Carvalho Faria e algumas educadoras, de instituições estaduais da cidade de Joinville-SC, sobre como pode ser efetiva a prática colaborativa entre pesquisadora e educadoras desde o planejamento até à execução de atividades dentro da sala de aula. Para isso são necessários encontros periódicos entre pesquisadora e aluna bolsista para discussões e elaboração de atividades que envolvessem não somente a prática da aquisição da linguagem escrita, mas também atividades voltadas à formação do sujeito letrado. Para que isso fosse possível, houve a necessidade também de alguns encontros entre pesquisadora, aluna bolsista e educadoras envolvidas nessa pesquisa. Nesses encontros foram ouvidas as necessidades e dificuldades enfrentadas pelas educadoras em sua prática de trabalho e relatos de como foram as experiências de execução e aceitação dos alunos a essas atividades pré-elaboradas. Importante ressaltar que as atividades executadas foram elaboradas conforme a proposição de temáticas feitas pelas educadoras. Estão envolvidas nessa pesquisa 5 educadoras. Destas, três têm colocado em prática as atividades propostas, uma não conseguiu transpor para a sua prática educativa alegando dificuldades ligadas ao nível da turma e uma, aparentemente, não adotou nenhuma das atividades sugeridas, sem uma alegação significativa. Entretanto, foi possível perceber que um trabalho de ação colaborativa para o educador que tem como propósito a formação de sujeitos letrados é sempre válido.

Apoio / Parcerias: Escola A: Escola de EducaçãoBásica Engenheiro Annes Gualberto. Escola B: Escola de Educação Básica Professora Marli de Souza

ISSN: 1807-5754