14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

Letramento Digital dos Professores da rede de ensino de São Bento do Sul

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Letramento, Digital, TICs

O surgimento das novas tecnologias de comunicação tem modificado muitas atividades da vida moderna. Tais modificações também têm atingido o processo de ensino/aprendizagem, levando estudiosos da educação e da linguagem a refletirem e a pesquisarem sobre as conseqüências dessas novas práticas sociais e uso da linguagem na sociedade. O crescente aumento na utilização das novas ferramentas tecnológicas (computador, Internet, cartão magnético, caixa eletrônico etc.) na vida social tem exigido dos cidadãos a aprendizagem de comportamentos e raciocínios específicos. Por essa razão, alguns estudiosos começam a falar no surgimento de um novo tipo, paradigma ou modalidade de letramento, que têm chamado de letramento digital. Esse novo letramento, segundo eles, considera a necessidade dos indivíduos dominarem um conjunto de informações e habilidades mentais que devem ser trabalhadas com urgência pelas instituições de ensino, a fim de capacitar o mais rápido possível os alunos a viverem como verdadeiros cidadãos neste novo milênio cada vez mais cercado por máquinas eletrônicas e digitais. O projeto LETRADI, que está sendo desenvolvido com os professores da rede municipal de ensino, objetiva diagnosticar as dificuldades dos professores da rede municipal de São Bento do Sul, com a finalidade de oferecer, preferentemente em convênio com a Univille, cursos de capacitação, que habilitem os professores a fazerem uso social/educacional dos recursos oferecidos pelas TICs, de forma a proporcionar aos egressos do ensino fundamental da referida rede uma gama maior de opções que venham a garantir sua empregabilidade. Entendemos que os professores não podem ficar alheios à necessidade de preparar esta geração de aprendizes, crianças e adolescentes, que estão vivenciando em seu dia-a-dia os avanços a aplicação das novas tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa será realizada por meio de entrevistas e questionários estruturados, aplicados aos professores da rede. Espera-se, ao final da pesquisa, obter um diagnóstico completo da situação dos docentes do município com relação às TYICs, a fim de que se sintam mais seguros, tanto no ensino das novas TICs, como em seu uso no preparo das atividades de sala de aula.

ISSN: 1807-5754