14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

Inclusão no ensino Superior

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Egressos, Jovens, Mão-de-obra com qualificação

O objetivo geral do presente projeto é identificar as dificuldades que os alunos concluintes do ensino médio encontram para ingressar na universidade. Nossa sociedade é exigente, o mercado de trabalho é desafidor, tornando-se indispensável uma boa formação e qualificação para alcançar um patamar razoável de qualidade de vida. No entanto, a maioria dos estudantes do ensino médio desconhece essa realidade, e acabam acomodando-se, deixando assim de frequentar um curso superior e se preparar para o mundo atual. Esta pesquisa se concentrará na população jovem, mais especificamente nos estudantes do 3° ano do ensino médio, no intuito de investigar até que ponto os mesmos possuem conhecimento das possibilidades encontradas hoje para a inclusão no ensino superior. Dessa forma, pretendemos contribuir para a elaboração de um plano de divulgação de tais informações, levando os estudantes com maiores dificuldades financeiras a conquistar uma vaga na universidede, preparando-se melhor para exercer a sua cidadania e conquistando também uma melhor qualidade de vida. Pretendemos também, partir destes estudos, propor um novo projeto que esclareça aos jovens sobre as possibilidades disponíveis no que diz respeito ao auxilio no custeio dos estudos. O projeto encontra-se ainda em fase de levantamento de dados em razão de forçosas mudanças no cronograma, não apresentando resultados concluintes. No entanto, entre os dados coletados, já se pode concluir que o projeto trará inúmeros benefícios, tanto aos egressos do ensino médio da rede estadual, como à sociedade num todo, que poderá ter cidadãos mais bem formados e melhor inseridos socialmente.

ISSN: 1807-5754