14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

A contribuição da informação profissional no desenvolvimento da maturidade para a escolha da profissão na adolescência

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: adolescência, escolha, informação profissional

O presente trabalho, com o objetivo investigar a contribuição das atividades de informação profissional, propostas em um processo de Orientação Profissional, no desenvolvimento da maturidade para a escolha da profissão na adolescência, seguiu nove etapas: 1) Revisão da literatura acerca do tema de pesquisa; 2) Elaboração de um processo de Orientação Profissional (OP), utilizando como referencial teórico a estratégia clínica de Rodolfo Bohoslavsky; 3) Divulgação do processo de Orientação Profissional a três instituições de ensino do município de Joinville – SC, escolhidas aleatoriamente; 4) Inscrição de nove sujeitos interessados em participar da pesquisa; 5) Agendamento e realização de entrevistas individuais, com o objetivo de conhecer as expectativas dos participantes quanto ao processo de OP, seus conhecimentos acerca da realidade profissional e os seus contextos familiar, social e econômico; 6) Aplicação da Escala de Maturidade da Escolha Profissional – EMEP, pré-orientação; 7) Realização de um processo de Orientação Profissional com os participantes; 8) Aplicação da EMEP, pós-orientação; 7) Agendamento e realização de entrevistas individuais, com o objetivo de verificar se as expectativas dos participantes foram atendidas e oferecer uma devolutiva em relação ao processo de cada um na OP; 8) Análise comparativa entre os resultados da EMEP pré e pós-orientação, subsidiada pelas entrevistas individuais pré e pós-orientação, bem como pelos materiais produzidos durante o processo de OP; 9) Elaboração de um artigo científico, com base nos resultados obtidos. O trabalho está em andamento, e encontra-se em sua sétima etapa, isto é, na realização do processo de Orientação Profissional. Os dados obtidos até o momento referem-se à pré-orientação, e denotam que 88,8% dos participantes estão em dúvida entre dois ou mais cursos ou profissões; 11,1% dos participantes desejam confirmar sua escolha profissional; e nenhum dos sujeitos da pesquisa havia participado de um processo de Orientação Profissional. Os resultados da aplicação da EMEP pré-orientação serão analisados posteriormente, comparados aos dados a serem obtidos na aplicação pós-orientação.

ISSN: 1807-5754