14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

O estado da arte sobre a formação de professores no ENDIPE

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Formação inicial de professores, Estado da arte, ENDIPE

Compreende-se que estudos sobre a formação inicial de professores possibilitam direcionamentos ou mesmo análises sobre a formação dos futuros professores. Nos cursos de licenciatura, considerados como a formação inicial da docência, há uma constituição e/ou ressignificação dos modelos ou práticas que serão utilizados no trabalho dos futuros professores. Ao considerar a importância de estudos sobre esta modalidade de ensino, é que a presente pesquisa, articulada ao projeto “a influência do trabalho do professor formador na constituição da profissionalidade dos egressos nos cursos de licenciatura da UNIVILLE (PROFIS)" do Programa Institucional de Educação, teve como objetivo conhecer as discussões mais relevantes sobre a formação de professores no Encontro Nacional de Práticas de Ensino – ENDIPE. Estes encontros têm por finalidade divulgar o conhecimento sobre os processos de ensinar e aprender, sobre a formação de professores, bem como sobre a troca de experiências e de novos saberes. Como procedimento metodológico realizou-se um estado da arte sobre o tema da formação inicial de professores nos CDs-ROM dos anos de 2002 e 2004, tendo como amostra os painéis. Foram categorizadas as tendências por meio da leitura dos resumos, palavras-chave, título, objetivos de pesquisa, quando estes se faziam presente. Fundamentaram teoricamente a pesquisa os estudos de Ferreira (2002) e André (2000). Como resultado identificou-se uma quantidade razoável de trabalhos sobre a formação de professores. No ano de 2002, foram apresentadas 410 pesquisas e destas 126 (31%) se referiram a formação de professores, 61 (15%) sobre a formação inicial de professores. Já no ano de 2004, das 913 pesquisas apresentadas no evento, 370 (41%) foram sobre a formação de professores e, destas, 162 (18%) sobre a formação inicial. Salienta-se que os dados numéricos (percentuais) apresentados poderão sofrer pequenas alterações visto que a análise não foi reavaliada até o momento da conclusão da escrita deste resumo. Ressalta-se que o trabalho de pesquisa deste projeto de PIBIC, ainda está em andamento e que, ao término, será possível conhecer quais as respectivas tendências nas pesquisas sobre formação inicial de professores.

ISSN: 1807-5754