14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

Escola rural e seu espaço fisíco

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: escola, identidade, interpessoais

Esta pesquisa tem como objetivo identificar as relações existentes entre os espaços de uma escola municipal de âmbito rural e a formação da identidade dos alunos que estão inseridas nesse espaço físico. A escola tem papel fundamental na construção e no desenvolvimento de cada sujeito que está inserido neste contexto. Os objetos, os materiais, as estruturas que fazem parte do ambiente da escola não são elementos passivos, uma vez que interferem nas relações interpessoais, refletindo valores, idéias e a cultura da escola e da comunidade que dela faz parte. Para isso, investigar-se-á o papel do espaço escolar e dos elementos contidos nele como formadores da identidade de seus protagonistas. A coleta de dados será feita por meio de entrevista semi-estruturada com dez alunos da escola rural de 10 a 14 anos de idade que freqüentam da 5ª a 8ª série. É sabido que o homem foi feito para viver com seus semelhantes, e é realmente notável a capacidade infantil para apreender as relações humanas, mesmo as aparentemente sutis e menos explicitas. Busca-se com esta pesquisa reflexões e dados que possam auxiliar na compreensão da importância dos relacionamentos interpessoais – como o amor, o ódio e a amizade – que participam do espaço escolar e a partir deste, ocorre à promoção de melhores conhecimentos referente a si próprio, de sua emancipação e que são capazes de contribuir para as transformações sociais e culturais para possibilitar uma vida mais saudável.

ISSN: 1807-5754