14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

Fundamentos Ergonômicos e Educacionais para Investigação do Perfil dos Estudantes da Habilitação de Programação Visual do Curso de Design da Univille.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação a distância, perfil dos alunos, material didático

O método tradicional de educação que reunia alunos e professor numa sala de aula está sendo modificado rapidamente com o surgimento da educação à distância. Para efetivar a aprendizagem neste novo contexto é necessário preparar material didático adequado para as situações de aprendizagem assíncrona em que o estudante estará aprendendo sem a intervenção do professor. O foco do presente trabalho é desenvolver material didático que adquira significado para o estudante sendo que o entendimento do perfil do estudante é crucial para que possa ser desenvolvido um material idôneo. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste consiste na revisão de literatura com foco (1) na usabilidade, (2) ergonomia para sistemas interativos e, (3) ergonomia centrada no usuário; na revisão dos dados obtidos por meio da pesquisa ‘Uma Investigação acerca do Perfil do Estudante do Curso de Design para apoiar a Elaboração de Material Pedagógico Impresso e Virtual’ e, (3) na aplicação de questionários acerca das características do estudante de Design Univille. A fase atual do projeto situa-se na revisão de literatura e na preparação do questionário a ser aplicado aos alunos. Resultados preliminares indicam que há maior aceitação para atividades assíncronas de alunos que estão nos dois últimos anos de curso, momento em que já consolidaram sua rede social com os colegas e sua identificação com a instituição. Os resultados consolidados a serem obtidos por esta proposta serão aproveitados para a tese de doutorado “Recomendações Ergonômicas: Design de Conteúdos de Suporte a Aprendizagem Assíncrona no Curso de Design da Univille” da orientadora desta proposta, Professora Marli T. Everling. Concluímos que a preparação de um material didático que atenda as diferentes perspectivas requeridas é de suma importância, pois terá impactos consideráveis sobre as formas de conduzir o ensino a distância e facilitará a aprendizagem no curso de design da Univille e as diversas formas de interação, transformando a estrutura e os processos educacionais, ampliando formas de percepção e interação, proporcionando assim uma didática adequada de forma que estimule o estudante.

ISSN: 1807-5754