14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

O material didático como meio de aprendizagem para o ensino de métodos de projeto em curso de graduação em design de produto

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: materiais didáticos, ensino-aprendizagem, meios de aprendizagem

Com o presente trabalho propomo-nos demonstrar a influência do material didático como meio de aprendizagem, no curso superior de design de produto. Considera-se essencial identificar suas características enquanto promotor de aprendizagem, na medida em que os materiais precisam estar a serviço das propostas. O artigo abordará os materiais didáticos dinâmicos e modernos cuja intencionalidade é orientar, guiar, exemplificar e divulgar o professor em sua prática docente. No decorrer do projeto pretende-se estabelecer formas de construção de conhecimento a partir de diferentes materiais desde o mais tradicional como o quadro negro ao mais moderno software, que bem utilizados podem ser excelentes recursos pedagógicos para a construção de novos conceitos e compreensões, no qual o aluno aprende de modo interativo. São indiscutíveis os benefícios do material didático tal como o poder de concentração e memorização, demandando da compreensão de que a aprendizagem por meio de materiais auxiliares precisa ser planejada pelo professor. O ensino está em constante transformação. Muito tem se discutido sobre a aprendizagem satisfatória no qual os alunos sejam capazes de contextualizar seus conhecimentos. Ainda é essencial discutir sobre os ambientes de aprendizagem como: a riqueza de recursos didáticos e suas conseqüências positivas e recompensadoras na formação. Os conteúdos não necessitam ser trabalhados de modo mecânico com perguntas e respostas, pois uma aula monótona sem materiais visuais e auditivos faz com que a aprendizagem seja menos satisfatória. Não há dúvidas que os materiais enriquecem a aprendizagem. Para realizar tal análise, nos fixamos limites precisos para essa pesquisa que são analise de livros, revistas, site e periódicos da área. Os principais autores utilizados para sustentar a pesquisa foram esses: Antoni Zabala (1998), Joseph Lowman (2004), Antônio Carlos Caruso Ronca e Virgínia Ferreira Escbar (1980), Egídio Francisco Schmitz (1993). Assim, o método que adotamos foi o bibliográfico, capaz de dar suporte para realização de pesquisas junto aos professores do curso de design da Univille.

ISSN: 1807-5754