14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

A produção de textos no curso de Direito e de Administração pelos estudantes e a visão dos professores sobre a orientação

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: universidade, textos , leitura e produção

Investigar a produção de textos nas mais diversas esferas acadêmicas é fundamental, principalmente na universidade, espaço de conhecimento e promoção do saber. A teoria dos gêneros é a que dá base para as investigações sobre o tema. Gêneros são definidos como textos que circulam nas diversas esferas de atividade humana (BAKTHIN, 2000). No ano de 2008, realizou-se o projeto de pesquisa Gêneros acadêmicos e a formação do professor para a orientação da leitura e produção pelos universitários na Univille campus São Bento, cujo objetivo era investigar e analisar a produção desenvolvida pelos acadêmicos, bem como pesquisar a orientação dada pelos professores, ambos atuantes nos cursos de Administração e de Direito no campus. O desenvolvimento do projeto se deu da seguinte forma: a) análise dos documentos institucionais para orientação da produção acadêmica; b) aplicação de questionário aos alunos dos cursos; c) aplicação de questionário aos professores dos cursos referidos. A partir dos resultados, constatou-se uma compreensão restrita por parte de alunos e professores sobre os principais gêneros acadêmicos que circulam no ambiente universitário. Essa falta de domínio dos gêneros acadêmicos, segundo os estudantes, repercute negativamente no desempenho acadêmico, limitando as oportunidades de relacionamento produtivo com o conhecimento. Para os professores, a limitação do conhecimento implica no não-exercício dessa atividade importantíssima para a comunicação científica, já que a insegurança o leva à prática das avaliações tradicionais.

ISSN: 1807-5754