14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

História da inovação em empresas do setor metal-mecanico

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Empresa, Cultura, Inovação

Esta pesquisa aborda a construção da cultura da inovação nas empresas metal-mecânicas de Joinville. Seu objetivo é identificar as práticas de geração de cultura da inovação nas empresas metal-mecânicas de Joinville. A metodologia usada foi a pesquisa em jornais e periodicos do período de 1960 a 2005 relacionando as informações obtidas com as concepções de cultura. A pesquisa permitiu vislumbrar as principais práticas de geração de cultura e as grandes mudanças ocorridas em algumas empresas do setor. Nas empresas em que há uma dependência direta do consumidor as manifestações são mais acentuadas envolvendo também os consumidores criando um diálogo entre os “colaboradores” e os “Consumidores”, para a solução de problemas e a criação de uma relação de confiança na marca. Nas empresas voltadas para a transformação de matéria-prima o trabalho de formação da cultura da inovação se direciona principalmente para o trabalhador. Um processo de inovação pode ser desencadeado tanto por fatores externos quanto internos. A empresa pode inovar em um momento de crise para se manter competitiva ou mesmo num momento de expansão para outros mercados. Seja qual for o tipo de inovação desejado é preciso que se crie uma cultura de inovação, a qual irá repercutir diretamente no cotidiano dos trabalhadores e dependerá da integração e participação de todos para que o objetivo seja alcançado. Dessa forma a construção da cultura de inovação se faz presente em todos os aspectos da fabrica. Vai desde a organização administrativa aos meios de produção. A adesão dos trabalhadores é obtida das mais variadas formas; cursos de capacitação, palestras que contribuem para a construção de um discurso homogêneo entre os trabalhadores. Muitas vezes esse trabalho ultrapassa o limite da fábrica para envolver também a família do trabalhador e a comunidade na qual a empresa se insere. Para cada fase de inovação é necessário a construção de um discurso integrador e fortalecedor da identidade da empresa. O trabalhador precisa estar inserido em todo o processo. Nas empresas abordadas em nossa pesquisa a implantação de inovações não foi diferente. Ficando evidente a construção de uma cultura da inovação.

ISSN: 1807-5754