14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

Avaliação de um programa de Orientação Profissional quanto ao desenvolvimento no nível de autoconhecimento

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Adolescentes, Autoconhecimento, Orientação Profissional

Em vias da escolha profissional o adolescente se depara com a necessidade de reconhecer em si uma identidade que possa fundamentar sua escolha. E identidade, por si só, se traduz numa série de antíteses: o sentimento de quem se é e de quem não se é; quem se quer ser e quem não se quer ser; quem se crê ser e quem se crê que não deva ser, quem se pode ser e quem não se pode ser, quem se permite ser e quem não se permite ser, da totalidade das quais surgirá ou não, uma síntese. A identidade certamente não emergirá ao final de um processo de Orientação Profissional, até porque este está em constante transformação, mas um orientador que está diante de um adolescente que não sabe se estudará Engenharia ou Arquitetura está se defrontando com uma luta entre essas contradições. Observando a importância da maturidade profissional para o desenvolvimento de uma escolha segura, esta pesquisa se propõe a entender a interferência de um programa de Orientação e Informação Profissional quanto ao nível de autoconhecimento e construção de identidade dos participantes para a elaboração de escolha profissional madura, a fim de atingir seu objetivo enquanto serviço, e ainda disponibilizar ao participante, meios de evoluir na busca do conhecimento de si. A metodologia usada para a coleta de dados foram entrevistas individuais com 15 participantes do programa de Orientação Profissional e a aplicação a Escala de Maturidade para a Escolha profissional pré e pós programa. As entrevistas e testes pós programa ainda não foram realizados, o programa ainda está em continuidade, portanto ainda não se tem os resultados, visto a dependência desta comparação para tanto. Além disso, esta pesquisa pode ser definida como Experimental, pois pretende controlar um grande número de variáveis no que diz respeito às interferências na evolução da maturidade profissional, e por assim dizer, adota um grupo-controle, que será submetido pelos mesmos critérios de avaliação, porém não participarão do programa de Orientação profissional. Os resultados desta pesquisa serão analisados, discutidos e comparados por fatores, de acordo com instituição de origem, idade, gênero, entre outros.

ISSN: 1807-5754