14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

Os princípios da educação continuada no ambiente de aprendizagem da organização

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: educação continuada, aprendizagem, competitividade

A aprendizagem tem merecido destaque no ambiente empresarial na medida em que o conhecimento e a experiência ocasionam vantagens competitivas às organizações no recente cenário de mudanças paradigmáticas. Mais que isso, a implementação da educação continuada passa a ter um forte significado na organização de estratégias para sobrevivência das organizações. Organizações duradouras reconhecem que obtém benefícios ao deterem o conhecimento e habilidades das pessoas. As organizações precisam de pessoas com uma série de habilidades e capacidades características: pensamento sistêmico, abertura cultural, criatividade, propensão ao aprendizado continuado, capacidade de comunicação e expressão oral e escrita, capacidade de pesquisa e análise de informações relativas ao negócio, tendência ao trabalho em equipe e ao compartilhamento de conhecimentos, entre outras. É nesse contexto que o novo século fortalece o desenvolvimento da educação continuada em detrimento à noção anterior de que treinamentos pontuais e técnicos resolveriam problemas imediatos detectados no interior do processo produtivo, portanto, suficientes para a efetivação das metas estabelecidas. A educação continuada abrange uma noção mais complicada, pois gera a qualificação do trabalho pelo aporte teórico e troca de experiências, auxiliando o profissional a desenvolver uma visão mais ampla e inovadora no cumprimento de seu trabalho. As organizações, ao adotarem a educação continuada como um subsídio competitivo mostram-se aptas a conservar seus funcionários atualizados e comprometidos na concretização dos seus objetivos e independentes para administrar sua própria aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi caracterizar a Educação Continuada como fator de competitividade para as organizações, identificar e contextualizar os diferentes conceitos utilizados para os termos aprendizagem organizacional e Educação Continuada no ambiente da Organização e apontar os pressupostos da Educação Continuada e sua manifestação nos programas de educação no ambiente da organização. Os estudos realizados foram puramente teóricos. Foram aguardadas orientações do Programa de Pesquisa ao qual o projeto está vinculado, com relação ao local e aos sujeitos da pesquisa, para dar continuidade a elaboração dos questionários, entrevista em perspectiva fenomenológica, análise de conteúdos e divulgação de resultados. Infelizmente não se obteve êxito, já que a empresa escolhida demorou demais para analisar o projeto e o prazo expirou. A seleção de obras e artigos, o fichamento e a elaboração de um referencial teórico relacionado aos princípios da educação continuada no ambiente de aprendizagem da organização possibilitou maior contato com o tema que inquieta a administração, pelas vantagens competitivas que proporciona e a educação, pois aborda o processo de aprendizagem.

ISSN: 1807-5754