14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

O uso da linguística como ferramenta aceleradora das pesquisas bibliográficas do projeto MID e as relações entre linguagem visual e verbal como elementos de Design

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Linguística, Design instrucional, Hipermídia

A proposta deste Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) surgiu a partir da constatação de que a maioria dos livros e periódicos específicos de Design, como observado na própria biblioteca da instituição, não possuem versão brasileira. Como forma de amenizar esse problema, o presente PIBIC propõe-se a utilizar da habilidade em línguas estrangeiras (mais especificamente o inglês) como ferramenta essencial para acelerar as pesquisas bibliográficas realizadas pelo projeto ao qual está vinculado - MID (Mídias Tecnológicas). Esse, por sua vez, visa a pesquisa & desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) para a difusão da Educação à Distância no curso de Design da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Com uma vasta história de desenvolvimento (sendo aprovado por três anos consecutivos), o MID vê esse PIBIC, que vem realizando a tradução e resumo de suas fontes bibliográficas, como sendo de grande valia. Também se observa a relevância deste PIBIC no que diz a respeito às interfaces dos softwares usados pelo MID, que são dominantemente programados em língua inglesa, considerada como a nova língua franca. A necessidade do uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e softwares de editoração eletrônica na elaboração de sistemas instrucionais para Educação a Distância provém da acelerada difusão destas tecnologias no dia-a-dia dos acadêmicos. A metodologia escolhida para a execução das traduções é a de summarizing, técnica bastante utilizada por professores de inglês como língua estrangeira (EFL, English as a foreign language) que se constitui não apenas de "encurtar textos grandes", mas sim de diagramar as ideias principais, os padrões de organização, a complexidade e os assuntos específicos de forma segregada, mas mantendo ao mesmo tempo índices de conexão entre si, geralmente por meio de tópicos. O estudo das ciências educacionais cognitivas também são úteis como auxílio à diagramação correta desses resumos. A partir desse preceito, o PIBIC aqui apresentado se dedica também ao estudo das diferentes correntes da Linguística como meios de comunicação orais, escritos, visuais ou puramente sígnicos, aplicando-os aos princípios universais de Design.

ISSN: 1807-5754