14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

Análise dos problemas enfrentados atualmente pelos agentes de exportação de móveis de São Bento do Sul

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: pólo moveleiro, agentes exportadores, negociações internacionais

A presente pesquisa teve por propósito analisar as dificuldades enfrentadas atualmente pelos agentes de exportação de móveis de São Bento do Sul, município o qual tem sua cadeia produtiva concentrada preponderantemente na indústria moveleira. O estudo se fez necessário para identificação dos fatores que se constituem barreiras à exportação de móveis, tomando por referência as perspectivas do agente responsável por efetivar a venda, em função de haver uma dependência praticamente exclusiva dos exportadores diretos da intermediação deste profissional. O atual cenário de crise, a redução dos postos de trabalho e o encerramento de atividades fabris que operavam exclusivamente com exportação, ocasionaram a desaceleração da economia do município e região, para o que é determinante buscar alternativas. Após a identificação das agências exportadoras, foi realizada pesquisa de campo através da aplicação de questionários e efetivada posterior entrevista com os agentes. Através da pesquisa efetivada foi possível realizar a análise situacional e contextual da realidade dos agentes de exportação de móveis do município, o que possibilitou sugerir tomadas de decisão a fim de minimizar os problemas que atualmente enfrentam. Os agentes apontaram que o agenciamento é prioritariamente de móveis, sendo apenas 10% de outros produtos; que as exportações são predominantemente para Europa, assumindo o segundo posto EUA e Canadá. Identificou também que há freqüente oferta de novos produtos aos clientes; constituindo-se como barreiras à exportação em primeiro lugar a taxa de câmbio, em segundo lugar houve empate entre os fatores logística e concorrência com outras empresas/países, e em terceiro lugar problemas com as exportações realizadas (qualidade). Consideram habilidades fundamentais para ser um agente o conhecimento dos aspectos dos produtos, a simpatia, receptividade, desenvoltura no trato com as pessoas, afirmando que a elaboração das metas e estratégias da empresa é feita mentalmente, utilizando-se de estratégias de cooperação com clientes e fornecedores. É possível sugerir que as empresas além de investir na potencialização da cooperação com clientes e fornecedores que estão diretamente ligados a sua atividade poderiam ainda estabelecer estratégias de cooperação com associações de classe, a fim de unir-se com outras empresas do mesmo segmento e pelo fortalecimento reivindicar ao governo medidas que compensem a valorização do real e a melhoria da estrutura logística, fatores estes que elegeram como atual dificultador das exportações. Os significativos referenciais obtidos pela integração e sistematização dos dados coletados favorecem a análise situacional e contextual à referida área de atuação e direcionam tomadas de decisão às empresas moveleiras.

Apoio / Parcerias: FAPESC - Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina

ISSN: 1807-5754