14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

A contribuição da técnica da análise de conteúdo nos estudos sobre a educação continuada na indústria metal-mecânica de Joinville

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: análise de conteúdo, educação continuada, empresa metal mecânica

O presente trabalho tem como objeto de estudo a análise de conteúdo, que se constitui numa técnica de tratamento de dados da pesquisa científica. Tal estudo é extremamente relevante, visando tornar mais densa a pesquisa, traduzindo dados e/ou conteúdos de textos, mormente os obtidos por meio da entrevista. O objetivo geral deste estudo é demonstrar como a técnica da análise de conteúdo pode contribuir na análise dos dados em uma pesquisa qualitativa que será aplicada em uma indústria do setor metal mecânico de Joinville para obter informações sobre como a educação continuada é compreendida e realizada no espaço organizacional. Metodologicamente, foram feitos fichamentos de obras relacionadas à pesquisa, com enfoque na visão de autores sobre a aplicação do método da análise de conteúdo, bem como histórico, conceito e críticas. Com tal estudo, tem-se a demonstração de que a análise de conteúdo, como técnica aplicada à pesquisa, pode contribuir para o aprofundamento da análise de dados e que é preciso, ao pesquisador, desenvolver habilidades que minimizem o impacto de suas percepções.

ISSN: 1807-5754