14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

Técnicas de gravura em embalagens

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Embalagem, Gravura, Design

A presente pesquisa, que utiliza como base os princípios e as definições da Gravura e do Design tendo como superfície de aplicação as Embalagens em suas diferentes apresentações na indústria, insere-se no projeto DEGRA – uma investigação acerca da gravura como recurso de linguagem visual e sua contribuição ao curso de Design. Seu objetivo principal foi o levantamento das possibilidades e a viabilidade de aplicação dos processos técnicos de gravura em embalagens, objetivando ainda a disseminação dos resultados das pesquisas em seminários e congressos. Entre as técnicas de gravura e os processos de produção das embalagens existe um “catalisador”, o designer gráfico, que além de fazer o papel artístico de criar a gravura, compreendendo a gravura enquanto imagem, também fica responsável pela diagramação da mesma. Historicamente a gravura, enquanto arte, tem no profissional gravador o detentor das técnicas, porém ao analisarmos a gravura empregada nas embalagens temos no designer gráfico o portador dos conhecimentos técnicos de criação e de aplicação das gravuras. No processo de criação de embalagens existe um longo caminho entre a criação dos elementos gráficos até a sua impressão na sua superfície. O designer gráfico assume o papel de quem, há algum tempo, era chamado de gravador, ou seja, é o designer quem opta pela técnica de gravura que será empregada na produção de determinada embalagem. Analisando o cenário da produção industrial de embalagens, podemos notar que existe uma variedade significativa dessas técnicas de gravuras. Mediante esta percepção, foram levantados dados através de diversos métodos investigativos, especificamente pesquisas bibliográficas e de campo, entrevistas com profissionais ligados a áreas relacionadas ao tema proposto, e também foram elaborados questionários a fim de observar a percepção do consumidor quanto à diferenciação entre as técnicas utilizadas nas embalagens. Através destes métodos foi possível chegar à conclusão de que a viabilidade de cada técnica de gravura será determinada pelos objetivos de marketing e a relação de custo e benefício que a embalagem terá, em outras palavras, será a demanda por inovações visuais e tecnológicas, e a tiragem, que viabilizará a técnica empregada na embalagem.

ISSN: 1807-5754