14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

“E-Commerce - Identificação de vantagens competitivas e potencialização de negócios às pequenas empresas do município de São Bento do Sul.”

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: E-commerce, portfólio de produtos, expansão tecnológica

Com o advento da Internet e a expansão tecnológica, surge nova forma de compra, venda e prestação de serviços através do ambiente virtual. A expansão tecnológica tem beneficiado todos os ramos da economia, a exemplo dos clientes, que assim têm acesso a uma diversidade maior de produtos, e o comércio que se tornou mais responsável quanto a pesquisas de desejos do consumidor, a promoção de facilidades de compras, exibição de produtos, vendas facilitadas e seguras. O comércio virtual é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio e deve ser visto como estratégia para estabelecer vantagens competitivas na grande teia global. O projeto em desenvolvimento visa a identificação de oportunidades de atuação para empresas de pequeno e médio porte do município de São Bento do Sul na área de comercialização utilizando o E-Commerce, como ferramenta para diferenciar opções aos seus clientes, diversificar sua atuação, assim como ampliar as possibilidades de negociação, buscando subsídios para a promoção de uma cultura visando um comprometimento dos considerados "pequenos" na busca de novos conceitos e contextos de mercado possíveis. O projeto empreende estudo acerca da viabilidade de comércios virtuais na cidade de São Bento do Sul/SC, a partir de pesquisa de campo, consultando as empresas potenciais sobre seu portfólio de produtos, estrutura disponível, capacidade operacional e logística e disponibilidade de recursos humanos para a gestão do E-commerce. A pesquisa aplicada a 19 empresas da Cidade de São Bento do Sul, SC, considera as informações disponibilizadas no Perfil Sócio-econômico do ano de 2008 e as informações da ACISBS (Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul) referentes às empresas com 50 a 200 funcionários. Os ramos de atividades são diversificados, abrangendo móveis, embalagens, metalmecânico, metalurgia, plástico, e serviços de transporte, ensino e saúde. A pesquisa realizada aponta que as empresas utilizam de forma contínua a internet nas transações de compra de produtos para industrialização, e pagamentos através de banco on-line, também nota-se a insegurança quanto ao meio virtual para a utilização da internet e que um número reduzido de empresas criaram sites para o aumento das vendas, demonstrando no sítio o portfólio completo de produtos e serviços.

ISSN: 1807-5754