14° Seminário de Iniciação Científica

De 19/10/2009 à 23/10/2009

O uso do Design de Interação no desenvolvimento de material didático virtual de educação semi-presencial no curso de Design

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação à Distância, Design de Interação, Mídias Tecnológicas

O presente resumo objetiva apresentar os resultados obtidos pelo projeto MID (Mídias Tecnológicas) desenvolvido em 2008 na UNIVILLE. O referido projeto, aprovado por três anos consecutivos, visou atender à necessidade crescente do Departamento de Design e da própria universidade de se atualizarem perante as novas vias tecnológicas, que demonstram ser ferramentas essenciais para a difusão facilitada das informações acadêmicas. A pesquisa justificou-se com base na crescente necessidade do uso de tecnologias da informação e comunicação (“TICs”) na elaboração de ambientes virtuais de aprendizagem (“AVA”). Conceitos e reflexões importantes acerca da Educação a Distância, Design Instrucional, Interatividade e concepções intersubjetivas do conhecimento, provenientes das pesquisas bibliográficas realizadas, foram levados em consideração para atingir da maneira mais eficiente possível o público alvo do projeto. O software de editoração eletrônica escolhido para o desenvolvimento do material foi o Microsoft PowerPoint®, tendo em vista a facilidade de desenho e redistribuição do documento. Os conceitos de Design de Interfaces e concepções intersubjetivas do conhecimento previamente pesquisados foram úteis na criação de uma pseudo-interface dentro da própria apresentação de slides do PowerPoint: ao invés de apenas utilizar as teclas de avançar e retroceder, o aluno deparava-se com índice de tópicos, homepage, endereços web, infográficos, propostas interativas de atividades, vídeos e outros elementos de hipermídia. Aplicou-se o material piloto aos acadêmicos nas disciplinas de História da Arte, Desenho de Observação e Representação e Trabalho de Conclusão de Curso, por meio do blog do projeto, em aulas semi-presenciais. O auxílio técnico e científico se deu por e-mail direto entre o grupo de estudantes e o professor ministrante. Observou-se, por conta do feedback recebido, uma boa adaptação dos alunos à interface e layout desenvolvidos. Mesmo assim, concluiu-se que ainda há resistência, por parte de alguns, quanto à metodologia semi-presencial de ensino, especialmente pelo fato deste ser um projeto pioneiro no Departamento e até mesmo na Universidade. Pretende-se realizar novas pesquisas e testes em laboratório para o próximo ano, em forma de um novo PIBIC vinculado ao projeto MID.

ISSN: 1807-5754