6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA NA ENGENHARIA QUÍMICA POR MEIO DE PROJETOS INTEGRADORES

Palavras-chave: projetos integradores, aprendizagem por projeto, metodologia da pesquisa

A disciplina de Metodologia da Pesquisa leva os alunos a adquirir o gosto pela leitura, o espírito crítico e a enfrentarem desafios na conquista de suas metas. Entretanto, na maioria dos cursos, o acúmulo de informações sobre normas técnicas de trabalhos científicos, torna muitas vezes a disciplina maçante. A presença de tantas regras parece cercear a liberdade do aluno em pensar e escrever sem nenhuma exigência metodológica, fazendo com que esta disciplina raramente seja bem aceita pelos alunos. Com intuito de dinamizar o ensino e promover a interdisciplinaridade, uma proposta alternativa vem sendo adotada, na qual os alunos associam os conhecimentos teóricos à prática, por meio da participação em projetos integradores. Inicialmente, os alunos são instruídos a escreverem um projeto de pesquisa com um tema de sua preferência, o qual é corrigido e reescrito até alcançar a estrutura correta, demonstrando um pensamento estruturado e plausível. Após, eles executam e aprimoram o projeto nos laboratórios, estimulando-os a buscar e rever conhecimentos. Em seguida, são produzidos, resumos, artigos e banners, divulgados à comunidade acadêmica e apresentados perante uma banca de professores, contribuindo para estimular a capacidade de argumentação, postura e oratória. Os projetos abordaram temas como: novos materiais a partir de resíduos, síntese de polímeros biodegradáveis, técnicas analíticas, produção de fermentados, novas formulações de sabonetes, cremes e perfumes, entre outros.

ISSN: 1808-1665