6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Planilhas Eletrônicas Excel como ferramenta tecnológica para Engenheiros

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Planilha Eletrônica Excel, Tecnologia da Informação, Engenheiros

O objetivo geral deste projeto é a aplicação de aprendizagens específicas em ambientes que propiciem a prática profissional. Por meio de um nivelamento aos estudantes no curso de Engenharia de Produção Mecânica, o acompanhamento no curso terá um maior aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem, principalmente nas disciplinas que precisam de análise, controle, tratamento e simulação de dados para a gestão da produção. Portanto, o estudante terá habilidades técnicas na construção de planilhas requeridas nas diversas disciplinas do curso, com reflexos na qualidade do ensino e aprendizagem.
Por se tratar de uma ferramenta de tecnologia de informação que é utilizada para análise, controle e simulação de dados e informações o curso tem total articulação com o projeto pedagógico do curso, pois desenvolve no estudante o raciocínio lógico e matemático, além de servir de instrumento para estudos de problemas típicos em Engenharia de Produção Mecânica.
O perfil do público-alvo são estudantes de engenharia de produção mecânica e engenharia mecânica; faixa etária de 18 a 25 anos; trabalham e realizam estágio em empresas do ramo eletro-metal-mecânico, têxtil e indústria de plásticos. As aulas eram ministradas aos sábados, em turno matutino e vespertino, perfazendo 04 horas semanais. As ações de metodologia foram desenvolvidas, de acordo com o objetivo desse projeto de ensino, em três módulos: básico, intermediário e avançado. No módulo básico desenvolveram-se atividades básicas na construção de planilhas, tais como formatação de tabelas, fórmulas, principais funções financeiras, de texto, matemáticas, trigonométricas, estatísticas e gráficos de barras e em formato pizza. No módulo intermediário os estudantes utilizaram recursos e funções que criem diferenciais na solução e apresentação de análise e simulação de dados, bem como de tabelas e gráficos dinâmicos. Por fim no módulo avançado foram desenvolvidas atividades para automação de tarefas, customização de menus, manuseio de banco de dados e programação inicial em VBA (Visual Basic).
Foram atendidos 187 alunos com esse projeto, ou seja, 97,39% da meta proposta de 192 alunos.
Com isso os estudantes atendidos têm maiores possibilidades de oportunidades profissionais, onde o conhecimento de planilhas Excel é uma pré-condição para a contratação de estagiários ou de vagas efetivas, ou mesmo, de ascensão profissional. Outro benefício alcançado com o projeto foi o desenvolvimento das habilidades acadêmicas, permitindo aos estudantes que realizaram o curso um aproveitamento mais adequado nas diversas tarefas propostas dentro das atividades de ensino-aprendizagem, em especial, aquelas relacionadas com o perfil de atuação profissional pretendido e em formação.

ISSN: 1808-1665