6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Avaliação da evolução da maturidade da escolha profissional de adolescentes participantes de processos de orientação e informação profissional

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Escolha profissional, Orientação profissional, Adolescência

Processos de orientação e informação profissional são oferecidos aos adolescentes com vistas a promover o desenvolvimento da maturidade para a escolha profissional. O objetivo deste projeto foi avaliar a evolução da maturidade da escolha profissional de adolescentes participantes destes processos. A pesquisa cumpriu cinco etapas: definição e planejamento do processo de orientação e informação profissional; caracterização do perfil e do nível de maturidade da escolha profissional dos participantes antes do processo; execução do processo de orientação e informação profissional; análise da evolução do nível de maturidade da escolha profissional dos participantes após o processo. A equipe do projeto foi composta pelo professor coordenador e duas acadêmicas do curso de Psicologia da UNIVILLE. Os participantes foram oito estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de Joinville-SC. Inicialmente foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas com o intuito de traçar o perfil escolar, profissional e familiar dos participantes. Além disso, foi aplicada individualmente a Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP) para determinar o nível de maturidade antes do processo de orientação e informação profissional. Na sequencia, os participantes integraram um grupo de orientação e informação profissional que realizou 10 encontros nos quais foram trabalhados, por meio de dinâmicas de grupo, o autoconhecimento, o processo de escolha e o conhecimento da realidade educacional e profissional. Durante os encontros foi aplicada a técnica da observação participante com o intuito de obter dados sobre a participação dos adolescentes nas dinâmicas propostas. Após o processo de orientação e informação profissional foram realizadas entrevistas semi-estruturadas individuais em que os participantes puderam avaliar as atividades realizadas e responderem novamente a EMEP. A análise qualitativa considerou dados obtidos antes, durante e após a orientação e informação profissional. Os resultados apontaram para a efetiva contribuição do processo de orientação e informação profissional na evolução do nível de maturidade dos participantes. Os participantes apontaram as dinâmicas relativas a autoconhecimento e conhecimento da realidade educacional e profissional como as que mais contribuíram para o seu processo de escolha profissional. Além disso, relataram a importância da orientação e informação profissional para a diminuição do nível de ansiedade e aumento da auto-confiança sobre a definição das possibilidades educacionais e profissionais. Por fim, os resultados proporcionaram subsídios para a melhoria dos serviços de orientação e informação profissional oferecidos à comunidade pela Universidade, contribuindo com a preparação dos jovens para o ingresso na educação superior e no mercado de trabalho.

ISSN: 1808-1665