6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Natação na Escola Saúde e Educação no ano de 2009

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: natação, escolares, extensão


Natação na Escola Saúde e Educação no ano de 2009 - SIEPE


Este trabalho tem por objetivo relatar as ações realizadas no projeto de extensão Natação na Escola: Saúde e Educação em 2009. Em andamento desde 2005 o projeto atende escolares da rede pública de ensino de Joinville na faixa etária de dez a doze anos.Todos os escolares que participam das atividades, aprendem a nadar e a conviver de forma segura nos diferentes espaços aquáticos,bem como aprendem a assimilar hábitos de higiene, segurança e saúde relacionados à prática de atividades aquáticas. Como extensão da universidade esse projeto inclui anualmente acadêmicos (as) do curso de Educação Física que monitoram as aulas de natação com os escolares. Para realizar essa tarefa eles (as) são orientados à sistematizarem suas ações de maneira que associem os conteúdos
das diferentes disciplinas cursadas na graduação aos conteúdos específicos da natação. No ano de 2009, isso se concretizou especialmente com a associação do estágio obrigatório e a elaboração de propostas de ensino articuladas a esse projeto. Foram quatro temas diferentes: melhora do equilíbrio corporal; melhora da flexibilidade; o uso de recursos visuais como estratégia de motivação para prática e a inclusão de uma proposta de orientações sobre salvamento aquático. Além desses temas, investigou-se a inclusão do treinamento proprioceptivo em aulas de natação associado ao programa PIBIC. Os resultados alcançados apontaram para a valorização das atividades de extensão articuladas ao ensino e a pesquisa, pois se encontrou nessa integração uma possibilidade de viabilizar o projeto nesse ano, uma vez que ele não tinha orçamento aprovado. Com isso os acadêmicos(as) e a comunidade continuaram beneficiados e outras crianças puderam aprender a nadar e se desenvolver, como mostrou o trabalho de equilíbrio corporal realizado com 33 escolares da Escola Municipal Prof. Avelino Marcante, divididos em grupo experimental(GE) e controle(GC), conforme a opção da família em aderir ou não a natação. O GE contou com 17 alunos, e o grupo controle com 16 alunos da 5ª série do ensino fundamental. O instrumento de pesquisa utilizado foi o teste de equilíbrio do Flamingo, proposto por Johnson & Nelson. Durante três meses o GE participou de um programa de natação e o GC, continuou com suas atividades rotineiras. Esse estudo mostrou que crianças do grupo experimental, tiveram um desenvolvimento relevante em relação à melhora do equilíbrio corporal, o que demonstra que as atividades desenvolvidas na piscina tiveram influência nos resultados alcançados com os escolares tanto quanto certamente contribuíram para formação acadêmico profissional.


Apoio / Parcerias: Fundação de Esportes e Lazer de Eventos de Joinville - FELEJ

ISSN: 1808-1665