6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Educação e sensibilização: representações do patrimônio histórico, sócio cultural e ambiental para as políticas sociais.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Sensibilização Ambiental, Representações Sociais , Patrimônio Sócio Cultural

O projeto de pesquisa “Educação e Sensibilização: Representações do patrimônio histórico, sócio-cultural e ambiental para as Políticas Sociais” compõe o Programa de Pesquisa em Educação da Univille, com três anos de duração. Iniciou suas atividades em 2009 na linha da Pesquisa Qualitativa, realizando entrevistas com lideranças infantis (de escolas municipais) e comunitárias (empresários, diretoras de escolas, presidentes de associações civis, religiosos, comerciantes e políticos) nas áreas das Bacias Hidrográficas do Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) e do Rio Piraí (Bairro Vila Nova), no Município de Joinville/SC. A definição por essas comunidades deveu-se ao fato de serem áreas com características históricas comuns (ambas de colonização alemã), serem áreas rurais com pequenas propriedades e atualmente estão em processo de urbanização acelerada em vista do crescimento industrial e da expansão imobiliária da cidade. Acredita-se que o impacto histórico e ambiental que essas áreas sofrem, influencia nas representações sociais e na identidade cultural das suas populações. O objetivo da pesquisa é colher a representação social a respeito do patrimônio sócio histórico e ambiental dessas populações, com a intenção de subsidiar um estudo de análise comparativa entre as duas comunidades, para futura intervenção educativa (com ações da Educação Ambiental). As entrevistas, semi-estruturadas, foram aplicadas, na sua totalidade, nas duas regiões, e os dados e informações coletados encontram-se em fase de estudos e tabulação e serão analisados com base no referencial teórico metodológico da pesquisa durante o ano de 2010. As lideranças entrevistadas, tanto as infantis como as comunitárias, foram apontadas pela própria comunidade a partir dos contatos das pesquisadoras com as gestoras de escolas municipais das duas áreas em estudo. As entrevistas seguiram um “roteiro de questões” previamente organizado que girou em torno do desenvolvimento e percepção das dimensões “histórica”, “patrimonial”, “ambiental”, “cultural”, “social” e, fundamentalmente, a dimensão “política”. O tripé “política social” (políticas públicas), “patrimônio sócio-cultural” e “meio ambiente” (com extensão ao desenvolvimento sustentável), que, segundo as novas tendências mundiais é o encaminhamento para a vida no Século XXI é, também, um dos fundamentos teóricos deste estudo. Por se tratar de projeto de pesquisa em andamento e pelo fato de os dados e informações disponíveis estarem em processo de validação para posterior análise, ainda não cabem conclusões.

Apoio / Parcerias: Financiamento Institucional (FAP - Univille)

ISSN: 1808-1665