6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Estudo epistemológico de materiais pedagógicos em arte

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: arte, epistemologia, materiais pedagógicos

O projeto consiste na investigação epistemológica acerca da construção de materiais pedagógicos de arte produzidos por museus e instituições culturais, com o objetivo de identificar as concepções teóricas e metodológicas que os sustentam com vistas a subsidiar a elaboração de material pedagógico que dê conta da construção de conhecimento independente de exposições de arte, o que será feito a partir do recorte de reproduções de arte brasileira do banco de imagens do Programa Institucional Arte na Escola. Por meio desta análise, está sendo elaborado o mapa conceitual que embasa os materiais levantados e catalogados que, até o momento, somam 64, assim como estão sendo identificados os autores de referência utilizados em sua fundamentação. Também estão sendo estudadas e analisadas as atividades propostas, procurando identificar que tipos de atividades são pensadas para cada nível escolar. Após, será realizado mapeamento destas atividades identificando os objetivos, conteúdos abordados, procedimentos metodológicos e formas de avaliação, bem como a concepção gráfica, o tipo de suporte utilizado, sua adequação às atividades propostas, nível de qualidade e praticidade de uso em sala de aula e de seu armazenamento. A partir da primeira análise geral dos materiais, foram identificadas quatro concepções: trinta e um materiais estão vinculados a exposições de arte e não dão conta do estudo da arte desvinculado das mesmas; treze deles, apesar de terem sido produzidos a partir de uma exposição, podem ser utilizados de forma autônoma; dezessete são independentes de exposições de arte; três foram construídos como parte de um processo de ensino – aprendizagem a partir de um determinado acervo. No intuito de identificar como se dá a real aplicabilidade dos mesmos, contempla o projeto a construção e aplicação de questionário para o professor de arte de dez escolas parceiras do PIAE, o que possibilitará perceber o quanto o docente conhece e compreende os pressupostos do material utilizado, assim como o grau de criticidade com relação a seu conteúdo e uso. Os resultados desta investigação contribuirão com o ensino da arte na região e talvez ao país já que o PIAE é parte da Rede Arte na Escola presente em 22 Estados brasileiros e docentes vinculados a ela fazem uso dos materiais que estão sendo estudados. Contribuirão também como subsídio na construção de material pedagógico para imagens de arte brasileira pertencentes ao banco de imagens do PIAE, assim como na elaboração de projeto de extensão visando à educação continuada.

ISSN: 1808-1665