6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Ações colaborativas: contribuições para uma prática pedagógica voltada para o letramento

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Professores, Letramento, Gêneros discursivos

O objetivo principal da atividade de pesquisa era compreender como a prática pedagógica pode ser ressignificada a partir de uma ação colaborativa entre professores e pesquisador tanto no planejamento como na implantação de ações que buscassem a melhoria do processo de aquisição da linguagem escrita de crianças de séries iniciais do Ensino Fundamental, voltadas para o letramento. A ação concentrou-se no trabalho com variados gêneros discursivos, reconhecendo-os como aquilo que dá visibilidade às práticas sociais com a escrita. Pretendeu-se verificar o quanto a ação colaborativa entre pesquisadores e professores poderia contribuir para a instauração de uma prática pedagógica contextualizada. Entrevistas, depoimentos e relatos constituíram o conjunto de dados. Caracterizou-se, nesse sentido, como uma pesquisa de intervenção. A princípio, os professores que iriam participar da atividade seriam aqueles que já haviam participado de uma atividade de formação continuada coordenada pela pesquisadora; contudo, em função da alta rotatividade de professores na Rede Estadual, tal critério só se aplicou a uma professora que, coincidentemente, foi com quem se obteve algum resultado. As demais professoras (quatro) não haviam participado da atividade e, em função disto, não dispunham do repertório teórico necessário à compreensão do que se estava pretendendo. Outra dificuldade se refere às possibilidades de reunião com os professores, praticamente inexistente, já que se encontravam em aula, o que impedia que os encontros ocorressem de modo satisfatório. Na visita inicial verificava-se quais os assuntos que seriam abordados nas próximas semanas. Em seguida, juntamente com a aluna bolsista, era feito um levantamento dos gêneros nos quais, de alguma forma, as temáticas sugeridas são abordadas. Depois, passava-se à elaboração de um conjunto de atividades de exploração da temática baseada nos gêneros listados. Uma vez preparado o material, era entregue às professoras que recebiam uma breve orientação. De acordo com o depoimento das professoras, algumas das atividades puderam, de fato, ser realizadas, o que resultou em uma dinâmica diferenciada para o andamento das aulas. Em alguns casos, percebeu-se que as professoras faziam ajustes à sua realidade. Em outros casos, o material entregue foi literalmente desprezado. Com isso, percebeu-se que ações como aquelas pretendidas na pesquisa necessitam de condições mais adequadas para a sua efetivação, para que possam, de fato, representarem ações colaborativas.

Apoio / Parcerias: Gerência Regional de Educação

ISSN: 1808-1665