6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Vozes literárias joinvilenses no ciberespaço

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: leitura, literatura contemporânea joinvilense, ciberespaço

A presente comunicação apresenta os resultados do projeto de Pesquisa SLITE que objetivou dar visibilidade ao patrimônio imaterial joinvilense com recorte na produção literária contemporânea por meio da construção de um inventário de textos, autores e dados biobibliográficos que estão disponibilizados no site Joinville Literária. A pesquisa realizada partiu do desenvolvimento de um inventário da produção literária contemporânea produzida em Joinville, disponibilizada aos usuários no ciberespaço. Compreendendo que é impossível separar o ser humano de seu ambiente material, nossa preocupação foi constituir um acervo digital com obras e dados do patrimônio imaterial joinvilense, procurando a preservação do patrimônio cultural e permitindo a sua socialização, na medida em que as ferramentas informáticas fazem parte do mundo contemporâneo. Assim, procurou-se a preservação do patrimônio cultural, permitindo a sua socialização, na medida em que as ferramentas informáticas fazem parte do mundo contemporâneo. Além da consulta às obras, foi implementada uma solução E-learning como estratégia para práticas leitoras, redimensionando o papel do leitor permindo-lhe explorar seus conhecimentos de leitura usando o site como suporte. Acreditando que a leitura é interação com o mundo e consigo mesmo, num processo de evolução mútua, acredita-se, também, como nos diz Paulo Freire (1982, p.22) , que “a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele” e que o caminho que conduz a essa leitura passa pela educação. E nesse sentido, trabalhar com a literatura contemporânea joinvilense é mostrar aos leitores que a arte - e principalmente a arte da palavra, pode estar muito próxima de nós, e não distante e fragmentada, como é apresentada nos livros didáticos que só nos apresentam uma forma de valorização do literário, mostrando um modelo de apreciação canônica e, ao ser fragmentada e descontextualizada.

ISSN: 1808-1665