6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Orientação e informação profissional para alunos do ensino médio

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: orientação profissional, escolha profissional, adolescência

A disciplina Orientação e Informação Profissional do curso de Psicologia da UNIVILLE tem como objetivo desenvolver nos acadêmicos competências relacionadas a atuação como orientador profissional dentro e fora de escolas de ensino médio. Durante a disciplina, além da fundamentação teórica, é discutida a definição, planejamento, execução e avaliação de projetos de orientação e informação profissional para adolescentes. A abordagem adotada é a clínica (Bohoslavsky) e a perspectiva é preparar os futuros psicólogos para a intervenção em processos de escolha profissional de estudantes da terceira série do ensino médio de escolas públicas e privadas. Em 2009, uma escola privada solicitou ao Departamento de Psicologia a oferta de um projeto de orientação e informação profissional para os alunos do terceiro ano do ensino médio daquela instituição. O Departamento encaminhou a solicitação ao professor da disciplina Orientação Profissional que em conjunto com os alunos da disciplna estruturou uma proposta que, submetida à escola, foi aprovada. O projeto atendeu 15 estudantes organizados em 1 grupo de orientação que ocorreu nas dependências da escola em horário oposto ao das aulas e com todo o suporte logístico necessário à execução das atividades. O grupo realizou 2 encontros semanais durante 4 semanas. As atividades em grupo incluíram dinâmicas sobre aptidões, interesses e habilidades, dificuldades no processo da escolha profissional, estratégias para realizar a opção por uma profissão e informação profissional. A facilitação dos grupos foi feita por três acadêmicas da disciplina de Orientação Profissional do curso de Psicologia, sob a supervisão do um psicólogo docente da universidade. Ao final do processo foi realizada uma visita orientada às dependências da UNIVILLE, propiciando maior aproximação dos adolescentes ao ambiente do ensino universitário. O projeto contribuiu com o desenvolvimento da maturidade profissional dos participantes, pois os resultados indicaram melhora na capacidade de determinação, responsabilidade, independência, auto-conhecimento e conhecimento da realidade educativa e profissional. A aprendizagem em tomada de decisão parece ser o resultado mais relevante da orientação, pois os adolescentes relataram maior segurança quanto as estratégias a serem adotadas para a resolução da problemática da escolha da profissão. Além disso, o projeto propiciou aos acadêmicos da disciplina de Orientação Profissional o desenvolvimento de competências relativas a uma área de atuação prevista no perfil profissiográfico do egresso do curso de Psicologia da UNIVILLE.

Apoio / Parcerias: Colégio dos Santos Anjos

ISSN: 1808-1665