6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Educação inclusiva: contradições e desafios do trabalho docente

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação inclusiva, Trabalho docente, Deficiência

Trabalhar com a diversidade que vem se configurando no espaço escolar, significa, entre outras questões, o professor entender as diferenças e as relações que há entre a escola e a dinâmica do meio em que ela se insere. Compartilhamos com Spozati (2000, p.29) o entendimento de que: “ A relação entre a cultura da escola e a cultura local é fundamental para fazer da escola um espaço de articulação de mentes e não só de corpos (dos alunos), das emoções e desejos das crianças. Essa valorização é que permite uma nova via de inclusão e cidadania”. Porém, os conflitos e as contradições presentes na escola, reforçada pela falta de compreensão sobre o como trabalhar com a educação inclusiva, estimulam o aparecimento de sentimentos de medo, insegurança, impotência, tanto nos profesores como na família dos alunos com necessidades educacionais especiais. Partindo dessa compreensão nossa pesquisa que se intitula “Inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais na escola básica (re)pensando a ação do professor e o papel da família nas práticas inclusivas “ visa analisar os sentidos atribuídos as questões relacionadas à educação inclusiva pelos docentes da escola regular e os pais de alunos com necessidades educacionais especiais e a interferência que estes geram nas práticas educativas. Diante da abrangência desta pesquisa faremos um recorte com o objetivo de apresentar a concepção que os professores do ensino fundamental em uma escola do município de Joinville tem sobre a educação inclusiva. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa de campo, na qual foi utilizada como técnica a entrevista semi-estruturada. A qual teve como uma de suas questões norteadoras da pesquisa, conhecer a concepção que as professoras tem de educação inclusiva. Ao todo foram entrevistadas seis professoras de uma escola da região norte de Joinville. Os dados das entrevistas foram gravados, com o prévio consentimento dos participantes, e posteriormente transcritos para análise. O método utilizado foi a “análise de conteúdo” (FRANCO, 2003). Por meio desta análise, identificamos que ainda permanece uma dicotomia entre o discurso da inclusão escolar e a práxis do professor. Verificamos que não há dificuldade por parte dos professores quanto ao entendimento dos direitos que o estudante tem de estar incluído no ensino regular. Entretanto, o desafio cotidiano que emerge na trabalho docente revela sentimentos, práticas e concepções contraditórias quanto ao processo de aprendizagem e desenvolvimento do estudante com deficiência, em especial aqueles com comprometimento cognitivo.

Apoio / Parcerias: Secretaria Municipal de Educação; Universidade da Região de Joinville.

ISSN: 1808-1665