6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Projeto de Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação inclusiva, Deficiência, Necessidades educacionais especiais

Tendo em vista o paradigma da educação inclusiva o indivíduo independente de seu talento, origem socioeconômica ou cultura, portador ou não de alguma deficiência tem o direito garantido de frequentar o ensino regular e assim ter acesso ao saber sistematizado oferecido pelas instituições de ensino, dentre elas as IES – Instituições de Ensino Superior. A educação inclusiva engloba os diversos níveis de ensino com um papel relevante no processo de formação do individuo. Nos últimos anos tem-se tornado frequente a matrícula de alunos com deficiências nas instituições de ensino superior. Seguindo um prognóstico otimista a tendência é que haja um aumento no número de alunos com deficiências frequentando as IES, à medida que estes concluem o ensino regular. Tal fato justifica a criação do PROINES, projeto de ensino vinculado ao Fundo de Apoio ao estudante de Graduação – FAEG, em funcionamento desde 2008, que visa atender alunos com deficiências matriculados no Colégio da UNIVILLE como também aqueles matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos por esta instituição. O projeto constitui-se a partir dos seguintes objetivos: minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos com necessidades especiais em suas atividades curriculares; realizar reuniões com professores visando discutir formas de melhor explorar a participação dos alunos com necessidades especiais nas atividades desenvolvidas pela disciplina; oferecer o serviço de tutoria para aqueles que necessitarem. Como forma de identificarmos os alunos com necessidades educacionais especiais, no ato da matrícula os alunos dos cursos de graduação que apresentam alguma deficiência preenchem um campo específico se autoidentificando como tal. Os dados levantados desde 2008 nos oferecem os seguintes números: 2008, 43 alunos; 2009, 108 alunos; 2010, 91 alunos. Entretanto, a partir dos contatos realizados os departamentos verificamos falhas nas informações apresentadas pelos alunos, indicando que tais números não podem ser considerados como fidedignos, implicando em uma demora no atendimento do mesmo e de seus professores. Outro dado levantado a partir das reuniões realizadas com os professores foi a dificuldade que estes encontram em elaborar e desenvolver métodos de ensino capazes de atender as necessidades, bem como as especificidades dos alunos. Diante do exposto, a relevância do projeto está no fato deste trabalhar diretamente na busca de uma educação inclusiva com qualidade, atuando diretamente com os alunos, professores e agentes administrativos. Acredita-se que desta maneira a inclusão possa ser compreendida como um processo democrático capaz de oportunizar experiências sócio-educativas enriquecedoras.

Apoio / Parcerias: Universidade da Região de Joinville

ISSN: 1808-1665